Empresas familiares são apontadas como mais confiáveis no Brasil

  •  
Empresas familiares são apontadas como mais confiáveis no Brasil Foto: Divulgação Empresas familiares são apontadas como mais confiáveis no Brasil

Estudo da consultoria Edelman Significa revela que as empresas familiares brasileiras, independentemente de seu tamanho, são mais confiáveis do que as administradas por outros profissionais, inclusive as estatais. O índice de confiança nas grandes organizações ficou em 80%, seguido pelas empresas de capital aberto, com 75% e pequenas e médias empresas alcançaram a média de 72%, todas geridas por parentes.

De acordo com André Miotto, consultor de empresas e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada, profissionalizar os processos preparando herdeiros para liderar por meio de planejamento estratégico é fundamental para a sustentabilidade de empresas familiares. “Profissionalizar-se significa capacitar todos os gestores para a liderança, de modo a mitigar os problemas deste tipo de negócio”, afirma o especialista. É preciso saber lidar com as ansiedades e os conflitos que ultrapassam os limites da organização e que, na maioria das vezes, se iniciam na residência ou na esfera familiar, segundo Miotto.

Ainda, a pesquisa “Conectando Gerações”, divulgada pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), afirma que eliminar os riscos dessa transição requer clareza, comunicação e, acima de tudo, um planejamento completo e, para isso, os herdeiros precisam estar preparados, capacitados e treinados. Cerca de 48% dos integrantes da próxima geração das empresas julgam importante se preparar antes de assumir os negócios, segundo a análise.

“As empresas familiares mais bem-sucedidas são aquelas que alcançam e sustentam o equilíbrio entre a gestão profissional, a propriedade responsável e uma dinâmica familiar saudável e que convivem com o processo, a informação e os seres humanos em harmonia e constante evolução”, aconselha Miotto.

(Redação- Agência IN)