Ferramentas Huawei FastConnect visam melhorar rede de distribuição óptica

  •  
Ferramentas Huawei FastConnect visam melhorar rede de distribuição óptica Divulgação

A empresa de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT), Huawei, estabeleceu um acordo de desenvolvimento com a companhia de Telecom, Telefônica, com a finalidade de criar soluções para as redes de distribuição óptica, o que incluirá a ferramenta de auxílio Huawei FastConnect. Esta parceria vai fazer com que a Telefônica consiga superar desafios das redes fiber-to-the-home (FTTH), além de melhorar o procedimento de implantação da fibra. Também demonstra o alto nível de cooperação entre ambas as empresas, as quais fazem uso de equipamentos ativos e de redes passivas.

A Telefônica reuniu as soluções ODN exclusivas da Huawei para a sua rede FTTH, como por exemplo as plataformas externas de conexão, que são responsáveis por melhorar a eficiência das implantação. Com a ferramenta Huawei FastConnect, a Telefônica passou a adotar um sistema alternativo para os conectores óticos externos, a partir de uma tecnologia de conexão rápida. Os cabos já são pré-conectorizados e de fácil implementação (plug-and-play), o que dispensa o uso da fusão de fibra no local. Os sistemas são bastante confiáveis, de acordo com as normas do IP68, e que se ajustam a ambientes com alta umidade e variações de temperatura, as quais vão de +70°C a – 40°C.
O desenho da estratégia desenvolvida pela Telefônica para a FTTH foi feito em 2008, e conta com um plano ambicioso de implantação dentro de alguns anos.
Para o diretor de redes de acesso da empresa na Espanha, Daniel Paul, soluções flexíveis e fáceis de serem colocadas, como a FastConnect, melhoraram a eficácia dos serviços de implantação da rede banda larga do tipo FFTH, além de ter colaborado com a viabilidade de colocar o projeto parceiro em ação.

(Redação- Agência IN)