FICO lança iniciativa global para expandir o acesso ao crédito

  •  
FICO lança iniciativa global para expandir o acesso ao crédito Foto: Divulgação FICO lança iniciativa global para expandir o acesso ao crédito

Esforços vão aumentar o poder econômico para a população que hoje não tem acesso ao crédito

A FICO, empresa provedora de software analítico para a tomada de decisões, anuncia a sua Iniciativa de Inclusão Financeira, um esforço global para aumentar o acesso ao crédito para consumidores e empresas com histórico de crédito limitado ou inexistente. Por meio de uma combinação de parcerias de negócios, produtos inovadores, plataformas móveis e serviços baseados na nuvem, a empresa espera ajudar as instituições fornecedoras de crédito a torná-lo mais acessível para pessoas em todo o mundo que não são “bancarizadas” ou são “sub bancarizadas”, um total estimado em mais de 3 bilhões.

"O FICO Score tem sido útil não apenas nos Estados Unidos, mas também ajuda pessoas em mais de 20 países a obter crédito, apesar de ainda milhares que estão fora dos padrões de crédito", diz Jim Wehmann, EVP de Scores na FICO. "Nós reconhecemos a necessidade de desenvolver de maneira rápida e confiável formas inovadoras de ajudar as instituições financeiras a tomar decisões de crédito seguras e sólidas com consumidores que não têm um histórico de crédito tradicional”.

"A Iniciativa de Inclusão Financeira da FICO é baseada no que aprendemos com os conhecimentos obtidos em análises preditivas e ciência de dados com os parceiros em mercados locais. Com o aproveitamento de fontes alternativas de dados, plataformas de entrega e tecnologia móvel, nós e os nossos parceiros criaremos acesso ao crédito de maneira uniforme que atenda às necessidades exclusivas de cada país". Os primeiros esforços internacionais da iniciativa são:

Uma parceria com a EFL Global para expandir as opções de score de crédito para as instituições financeiras e consumidores na Turquia, Rússia e México usando a tecnologia de score psicométrica do consumidor.

Uma parceria com a Lenddo para desenvolver scores que atraiam mais consumidores na Índia para o mercado de crédito.

FICO® Score XD é um novo score lançado em 2015 que alavanca fontes de dados alternativas para dar aos emissores de crédito uma segunda oportunidade para avaliar consumidores que não poderiam receber scores de uma outra maneira.

"Como pioneira na análise de score de crédito, a FICO ajudou a tornar os empréstimos não-tendenciosos e democráticos, o que impulsionou um tremendo crescimento na economia dos Estados Unidos", observou Wehmann. "Esta iniciativa é o próximo capítulo da história da FICO de inovação que poderá permitir a inclusão financeira e dar acesso ao crédito para mais pessoas, beneficiando a economia como um todo".

"O acesso aos serviços financeiros com preços competitivos é componente chave da inclusão financeira para indivíduos e pequenas empresas", diz Tony Lythgoe, gerente de Práticas de Inclusão Financeira e Acesso, Finanças e Práticas do Mercado Global do Grupo Banco Mundial. "O desenvolvimento de soluções analíticas inovadoras voltadas para indivíduos e empresas excluídos e desemparados é um acréscimo aos esforços para acabar com a pobreza extrema".

"O compromisso da FICO para desenvolver soluções por meio de dados alternativos a fim de aumentar a inclusão financeira é muito promissor", diz Michael Turner, fundador, presidente e CEO da PERC. "É realmente possível causar um impacto positivo para milhões de pessoas com toda a tecnologia emergente e organizações líderes focadas nesse compromisso”

Considerado medida padrão do risco de crédito ao consumidor dos Estados Unidos, o FICO® Score é utilizado em mais de 20 países. Mais de 10 bilhões de FICO Scores são comprados a cada ano pelas instituições. Por meio do seu serviço myFICO® e do programa FICO® Score Open Access, a FICO ajuda os consumidores americanos a compreenderem a sua saúde de crédito.

(Redação - Agência IN)