Fitch concede grau de investimento à agência Desenvolve SP

  •  
Fitch concede grau de investimento à agência Desenvolve SP (Foto: Divulgação) Fitch concede grau de investimento à agência Desenvolve SP

A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, recebeu a classificação de “investment grade” atribuída pela agência de risco Fitch. Com IDR de longo prazo BBB, perspectiva negativa, idêntico ao do Governo do Estado, e rating nacional de AA+(bra), a instituição se torna apta a captar recursos para investimento em instituições e organismos de desenvolvimento internacionais como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), entre outros.

Os principais motivos para a avaliação positiva da Desenvolve SP, segundo o relatório da Fitch, foram a qualidade da carteira de crédito e as políticas de controle interno. “Considerando que se trata de uma carteira de crédito relativamente nova, os indicadores de qualidade de ativos são adequados. A Agência tem concentrado esforços em suas políticas de controle e cobrança, com resultados positivos”, diz a nota. Segundo a Fitch, os IDR da Desenvolve SP seguem a Perspectiva Negativa de seu controlador, o Governo do Estado, que foi revisada para negativa seguindo a mesma ação no rating soberano do Brasil.

“A classificação da Desenvolve SP é a consolidação da nossa busca por uma gestão eficiente, voltada à segurança da operação de crédito, e o nosso alinhamento aos programas de desenvolvimento do Governo do Estado. Com o investment grade, a instituição abre suas portas para ampliar as opções de crédito sustentável para o investimento e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da economia de São Paulo”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da agência.

O rating é a avaliação feita por organismos especializados, as agências de classificação de risco, sobre a capacidade de uma instituição, país ou empresa, em saldar seus compromissos financeiros. A Desenvolve SP já financiou mais de R$ 1,9 bilhão para pequenas e médias empresas e prefeituras em mais de 200 municípios paulistas.

(Redação – Agência IN)