Fundador do Kotak Mahindra Bank é escolhido como Empreendedor do Ano

  •  
Uday Kotak (Foto: Divulgação) Uday Kotak

A EY (antiga Ernst & Young) anunciou Uday Kotak, da Índia, como Empreendedor do Ano de 2014. O fundador do Kotak Mahindra Bank, banco líder da Índia, foi o grande homenageado da noite de sábado (7) em Monte Carlo, Mônaco, em evento que reuniu empresários dos 50 países participantes da premiação, primeira e única do gênero.

Uday Kotak parabenizou a todos os empreendedores homenageados na noite e à EY pelo reconhecimento e valorização do empreendedorismo mundial. "Aceito essa homenagem em nome dos mais de um bilhão de indianos", afirmou.

O representante brasileiro na final foi Eraí Maggi Scheffer, fundador da empresa de agronegócio Bom Futuro, eleito Empreendedor do Ano no Brasil em abril deste ano. Scheffer é o maior produtor de soja do país, escolheu o Mato Grosso para seus negócios e em uma área de 420mil hectares colheu cerca de 1,7 milhão de toneladas de grãos, considerada a maior colheita do mundo. Neste ano, cada um dos finalistas a Empreendedor do Ano tinha uma receita média anual de cerca de US$ 635 milhões.

"Promover o empreendedorismo como força motora para o desenvolvimento dos países é parte do DNA da EY. Esse é e continuará sendo um de nossos pilares estratégicos", afirma Jorge Menegassi, CEO da EY no Brasil e América do Sul. "Essa premiação é uma forma fundamental de valorizar iniciativas de sucesso. Todos os 50 empreendedores aqui presentes estão de parabéns por seu exemplo e trajetória de sucesso", destaca.  

O World Entrepreneur of the Year ocorreu de quarta (4) a domingo (8). O evento da EY contou com a participação de convidados como Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, e do artista plástico Erik Wahl, além da família real de Mônaco. A empresária Chieko Aoki, presidente da rede de hotéis Blue Tree Hotels, foi convidada pela EY para ser a primeira jurada brasileira a fazer parte da premiação.

Vencedores das últimas edições do Prêmio World Entrepreneur Of The Year
•         HamdiUlukaya, Chobani (iogurtegrego), Estados Unidos – 2013
•         James Mwangi, Equity Bank Limited (microcrédito),  Quênia – 2012
•         Olivia Lum, HyfluxLimited (energia limpa), Singapura – 2011
•         Michael Spencer, ICAP plc (finanças), Reino Unido – 2010

(Redação – Agência IN)