Grupo Carrefour Brasil registra crescimento de 14,7% no lucro líquido no 3T19

  •  
Grupo Carrefour Brasil registra crescimento de 14,7% no lucro líquido no 3T19 Foto: Divulgação Grupo Carrefour Brasil registra crescimento de 14,7% no lucro líquido no 3T19

No terceiro trimestre deste ano, o Grupo Carrefour Brasil manteve seu sólido desempenho, registrando crescimento de 8,9% em vendas brutas (excluindo gasolina), totalizando R$ 15,1 bilhões. No período, o lucro líquido totalizou R$ 448 milhões pré-IFRS, um aumento de 14,7%. A performance foi impulsionada pelo melhor desempenho trimestral em vendas em mesmas lojas (LfL) do Carrefour Varejo dos últimos cinco anos, pela forte expansão do Atacadão e pelo crescimento exponencial do faturamento do Banco, que superou os 30% no trimestre.

Mesmo diante de um cenário desafiador, com o desemprego atingindo 11,8% da população economicamente ativa no país e desaceleração da inflação de alimentos para 4,3% ante 7% no segundo trimestre deste ano, o Grupo Carrefour Brasil tem sustentado melhorias constantes em suas vendas. Seguindo o plano estratégico Carrefour 2022, a companhia tem investido fortemente em transformação digital. Dessa forma, o e-commerce continua ganhando impulso, com crescimento total do GMV de 44,2%, representando 26% das vendas não alimentares totais do Carrefour Varejo (com GMV), sem gasolina, ante 23% no 3T18.

O e-commerce alimentar também está em seu melhor momento de expansão. De acordo com o balanço do terceiro trimestre deste ano, este segmento mais que dobrou sua participação de mercado em comparação ao mesmo período de 2018, e tornou o Carrefour o varejista de alimentos mais pesquisado em sites de busca, seguindo a estratégia de tornar a companhia líder no segmento.

No período, o Grupo Carrefour Brasil também fez importantes investimentos ampliando sua atuação nos segmentos de pagamentos digitais, com a aquisição de 49% da fintech Ewally – empresa especializada em serviços financeiros digitais – e no segmento da experiência do cliente, com a parceria com o Grupo Super Nosso, que assumirá a operação das 17 lojas Carrefour Bairro na região metropolitana de Belo Horizonte, com foco na regionalização.

Já o Ebitda ajustado do Grupo cresceu 7,2% para R$ 1,1 bilhão com margem de 7,7% impulsionado pelo Carrefour Varejo e pelo Banco Carrefour. Nos nove meses do ano, o lucro líquido ajustado foi de R$ 1,3 bilhão pré-IFRS 16.

“O desempenho do Grupo Carrefour Brasil no terceiro trimestre comprova a força do nosso ecossistema omnicanal. Apesar de atravessarmos um momento desafiador na economia, registramos um sólido crescimento de vendas em todas as divisões”, diz Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil. “O recente anúncio de nossas parcerias é mais um avanço rumo à estratégia para construir um ecossistema interconectado, visando impulsionar um crescimento rentável”, afirma Prioux.

Atacadão
Entre os meses de julho e setembro, as vendas brutas da marca apresentaram um crescimento de 9%, alcançando R$ 10,3 bilhões. O bom desempenho é reflexo da contínua estratégia de expansão das lojas. Com três novas aberturas em diferentes regiões brasileiras neste terceiro trimestre, totalizando 19 novas lojas nos últimos 12 meses, a marca mantém seu ritmo de expansão e soma 178 unidades até setembro de 2019.

No acumulado dos nove meses do ano, o Atacadão registrou um lucro bruto 13,7% superior (pré-IFRS 16), com margem bruta de 15,4%, refletindo as ações da companhia para manter a estratégia de liderança de preços, reforçando a competitividade de mercado.

Reiterando o sucesso da marca entre os consumidores, principalmente entre pequenos comerciantes, que atualmente representam 60% das vendas, o faturamento do cartão de crédito do Atacadão cresceu 57%, alcançando a marca de R$ 2,3 bilhões no terceiro trimestre do ano.

Carrefour Varejo
As vendas do Carrefour Varejo seguiram acelerando no 3T deste ano, registrando aumento de 8,9% (sem gasolina). Já as vendas (LfL), sem gasolina, subiram 8,8% (ou 10,1% incluindo o marketplace), em comparação com 8,0% no 2T e 2,5% no mesmo período do ano passado. Este foi o maior aumento trimestral dos últimos cinco anos, com vendas totais somando R$ 4,8 bilhões, com gasolina.

A partir do plano estratégico Carrefour 2022, lançado mundialmente em 2018, o Grupo trabalha com três pilares prioritários para o desenvolvimento dos negócios: Expansão, Transformação Digital e Transição Alimentar, com o movimento Act For Food. O desempenho acima da média do varejo reflete o êxito das várias iniciativas que são realizadas nestas três áreas. Muitas das ações estratégicas implementadas em 2018 tiveram seus resultados validados no terceiro trimestre deste ano, como a aceleração do e-commerce alimentar e as iniciativas omnicanais, destacando as soluções de Clique e Retire e nossa parceria como Rappi, que em conjunto já contribuem com 15% de nosso LfL na loja. 

Banco Carrefour
Com crescimento de 30,6% no faturamento e ampliação da carteira, o Banco Carrefour manteve seu sólido desempenho, atingindo R$ 8,4 bilhões. O resultado aponta para um aumento de R$ 2 bilhões na comparação anual, tendo 7,2% de crescimento na comparação entre trimestres. Já a carteira de crédito teve crescimento de 38,6%, chegando a R$ 10,3 bilhões no terceiro trimestre e mantendo sua performance.

No período, o faturamento dos cartões de crédito apresentou consistente crescimento. O cartão Carrefour registrou um notável aumento de 22,5% no faturamento, alcançando R$ 5,9 bilhões, o que reflete os investimentos realizados em toda a operação. Já o cartão Atacadão, como resultado do elevado potencial do mercado, segue em expansão, registrando aumento de 11,9% no faturamento sequencial, entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano.

(Redação - Investimentos e Notícias)