IFECAP de setembro oscilou positivamente

  •  
IFECAP de setembro oscilou positivamente (Foto: Pexels) IFECAP de setembro oscilou positivamente

O mês de setembro de 2018 foi marcado pela melhora nas expectativas de vendas futuras, que cresceu 9,6%, na série com ajuste sazonal. No entanto, o IFECAP (Índice de confiança do comércio da FECAP) também captou que, o Momento Atual de Vendas indica uma piora na percepção dos lojistas, que, naquele mês, recuou em 5,8%.

Sendo assim, o IFECAP, que é composto pela média ponderada dos indicadores de confiança, atingiu 120,1 pontos, uma variação de 1,1% em relação a agosto de 2018 e de 12,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Falando especificamente do mês passado, o Índice Momento Atual chegou a 112,55 pontos, na série com ajuste sazonal, uma retração de 1% ao ser comparado com setembro de 2017. Mesmo assim, está 19,8% acima dos valores apurados em setembro do ano passado.

Em contrapartida, o Índice Futuro cresceu 3,8% em relação ao mês anterior e, 3,6% ficou acima dos valores verificados em setembro de 2017. 

“O Índice Momento Atual, após uma profunda queda em junho, provocada, sobretudo, pela greve dos caminhoneiros, manifestou, nos dois meses seguintes, comportamento estável variando em torno de 1%, em uma pequena expectativa de melhor nas expectativas. Neste mês, o Indicador chegou a 112,55 pontos, o que representa a continuidade de um moderado otimismo” diz Erivaldo Costa Vieira, Coordenador no Núcleo de Conjuntura Econômica da FECAP, que produz o IFECAP. Ele explica também que o ponto mais negativo dos Indicadores do Momento Atual de setembro ficou por conta do Indicador Momento Atual de Vendas que apontou queda de 5,8% em relação ao mês anterior. 

Além disso, o resultado do IFECAP analisados por região registrou forte crescimento na capital 18% contra uma leve contração de 1% no interior.

(Redação – Investimentos e Notícias)