IGP-M registra queda na 2ª prévia do mês, revela FGV
Nesta quarta-feira, 18, a Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou que o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), um dos índices utilizados para reajustar os contratos de aluguel, registrou no segundo decêndio de junho variação de -0,64%. No mês anterior, para o mesmo período de coleta, a variação foi de -0,04%.
Com isso, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou variação de -1,33%, no segundo decêndio de junho. A maior contribuição para esta desaceleração teve origem no subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de -0,84% para -12,00%.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,28%, no segundo decêndio de junho, ante 0,66%, no mesmo período do mês anterior. Seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo Alimentação (0,63% para -0,10%). Nesta classe de despesa, cabe mencionar o item hortaliças e legumes, cuja taxa passou de 0,98% para -9,62%.
Para finalizar, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou, no segundo decêndio de junho, variação de 1,67%. No segundo decêndio de maio, a taxa foi de 1,06%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,49%.
(MR – Agência IN)