Instituições dos EUA preveem ameaças com chegada de Same Day ACH

  •  
54% dos entrevistados afirmaram que eles não possuem ferramentas adequadas de combate a fraudes implementadas para lidar com as transações Same Day ACH Foto: Divulgação 54% dos entrevistados afirmaram que eles não possuem ferramentas adequadas de combate a fraudes implementadas para lidar com as transações Same Day ACH

A NICE Actimize, uma empresa da NICE Systems (NASDAQ:NICE) e o mais completo fornecedor de plataforma de software de conformidade, gestão de riscos e combate ao crime financeiro para o setor de serviços financeiros, anunciou os resultados da sua pesquisa sobre Preparação de Combate a Fraudes de Same Day ACH entre instituições financeiras dos Estados Unidos , mostrando que mais de 93% das instituições financeiras preveem que novas ameaças de fraude surgirão como consequência da transição para Same Day ACH, que será lançada em setembro de 2016. A ACH (Automated Clearing House) é uma rede eletrônica para transações financeiras nos Estados Unidos.

Junto a estes desafios previstos relacionados a fraudes, a pesquisa revelou que mais de 54% dos entrevistados da pesquisa também afirmaram que não possuem as ferramentas adequadas de combate a fraudes, necessárias para lidar com as transações Same Day ACH. A pesquisa também constatou que, atualmente, 70% dos entrevistados utilizam análise manual para detectar fraudes na ACH, mas esse número deve cair para 55% com a Same Day ACH. Entretanto, 70% dos entrevistados esperam usar a autenticação inteligente como um método para evitar ataques.

"Nós sabemos de outros mercados, como o do Reino Unido, em que o lançamento de pagamentos mais rápidos (Faster Payments) foi associado a um aumento no número de ataques e perdas por fraudes", explicou Erez Zohar, vice-presidente e gerente geral de Soluções de Gerenciamento de Combate a Fraudes e Crimes Cibernéticos da NICE Actimize. "Isto significa que as instituições financeiras dos EUA precisam estar preparadas com estratégias de combates a fraudes desde o primeiro dia".

Onde estão os possíveis pontos de acesso que as novas ameaças podem atingir? De acordo com Zohar, as novas ameaças de fraudes poderiam ser impulsionadas por esses novos serviços de Same Day ACH, como o Same Day Payroll e as transferências de conta para conta, que poderiam abrir novas lacunas a serem exploradas pelos fraudadores. Na rede bancária comercial, também é possível haver um aumento da engenharia social, com foco em empresas que estão iniciando o Same Day Payroll.

Observando os pontos de dificuldades que podem, surgir a NICE Actimize recomenda quatro maneiras para ajudar as instituições financeiras a proteger suas operações:

Preparar uma abordagem de gerenciamento de autenticação que permitirá o acesso aos serviços Same Day ACH para os clientes reais, ao mesmo tempo em que irá impedir a entrada de fraudadores no sistema.

Não depender da análise manual em transações Same Day ACH. Embora a análise manual tenha sido eficaz para transações ACH tradicionais, onde os bancos tinham 48 horas para identificar e interromper a fraude, os processos manuais já não funcionarão em um ambiente mais rápido.

Empregar ferramentas de combate a fraudes que utilizem análises comportamentais para detectar de maneira eficaz anormalidades que possam indicar fraudes.

Desenvolver operações específicas de combate a fraudes para um ambiente de transações Same Day: você deve ser capaz de priorizar e analisar os alertas da forma mais rápida possível.

A NACHA, Associação de Pagamentos Eletrônicos, é o órgão responsável que veta as diretrizes do setor para movimentar pagamentos ACH mais rapidamente junto ao Banco Central. A última decisão da NACHA, que entrará em vigor em três etapas, começará em setembro de 2016 e permitirá o processamento de praticamente qualquer pagamento ACH no mesmo dia. Em 2013, esta rede processou cerca de 22 bilhões de transações ACH, com um valor total de US$ 38,7 trilhões.

(Redação - Agência IN)