Mercado automotivo europeu se recupera

  •  
A recuperação do mercado automotivo europeu foi confirmada em outubro Foto: Divulgação A recuperação do mercado automotivo europeu foi confirmada em outubro

A recuperação do mercado automotivo europeu foi confirmada em outubro com um crescimento das vendas de veículos no continente de 6,5%, impulsionadas pelos bons resultados na Espanha (+26,1%), Reino Unido (+14,2%) e Itália (+8,2%).

O mercado europeu de veículos novos viveu seu 14º mês de altas consecutivas, segundo a Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA).

No total, 1,07 milhão de veículos foram matriculados na União Europeia em outubro, contra 1 milhão no mesmo mês de 2013. Mas a indústria ainda está longe dos níveis de antes da crise de 2008-2013: mais de 1,2 milhão de unidades foram colocadas em circulação em outubro de 2007.

Ainda assim, a tendência geral é positiva já que em setembro o mercado já havia crescido 6,4%. Nos dez primeiros meses do ano, a progressão foi de 6,1%.

A clara melhora é atribuída sobretudo a países cujos mercados sofreram queda nos últimos cinco anos, como é o caso da Espanha (+26,1%) e da Itália (+9,2%). O Reino Unido, segundo mercado de automóveis na UE, teve um crescimento de 14,2% enquanto que a Alemanha, maior mercado, avançou 3,7%.

O pior resultado dentro da UE foi o da França: o número de vendas de veículos novos caiu em outubro cerca de 3,8%. As informações são da AFP.

(Redação- Agência IN)