Negociações sobre clima não têm plano B, diz Ban Ki-moon

  •  
Negociações sobre clima não têm plano B, diz Ban Ki-moon Foto: Divulgação Negociações sobre clima não têm plano B, diz Ban Ki-moon

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira para que os países membros olhem além de seus interesses nacionais durante a negociação sobre um acordo mundial para o clima, dizendo que não existe "nem plano B, nem planeta B" para escapar do aquecimento global.

As negociações sobre o clima foram "lentas" e "frustrantes" até agora já que "os negociadores partiam de perspectivas nacionais muito limitadas", afirmou Ban a jornalistas em Bratislava.

"Não temos plano B porque não temos planeta B", insistiu o secretário-geral após um encontro com Miroslav Lajcak, ministro eslovaco das Relações Exteriores e Europeias.

Os representantes de 195 países são esperados em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro para negociar um acordo mundial visando conter o aquecimento global, durante a 21ª Conferência do Clima organizada pela ONU.

"Paris não é o ponto final, mas deverá marcar um ponto de viragem em nossos esforços para enfrentarmos a mudança climática", disse Ban Ki-moon. Ele se disse "cautelosamente otimista" sobre o sucesso das negociações.

Na manhã desta segunda-feira, o presidente francês François Hollande estimou que haverá um acordo em Paris, mas que sua amplitude ainda não está clara. As informações são da AFP.

(Redação - Agência IN)