Outsourcing de impressão segue em crescimento

  •  
Outsourcing de impressão segue em crescimento Foto: Divulgação Outsourcing de impressão segue em crescimento

Popularizado nos últimos anos, o outsourcing de impressão continua em crescimento tanto no Brasil quanto no resto do mundo. 

Esse crescimento é facilmente justificável por conta dos benefícios que o gerenciamento da impressão traz para as empresas, especialmente aquelas com um volume muito alto de impressões diárias. Com um serviço desses, você não apenas terceiriza e entrega todo o trabalho que envolve a impressão nas mãos de uma empresa especializada, como também reduz os custos e o volume de impressões na sua organização. Como em um outsourcing de impressão os custos são calculados por folha, é natural que haja uma queda no número de impressões desnecessárias, o que beneficia todas as partes envolvidas. Outro ponto importante é a qualidade das impressões, já que muitos serviços usam suprimentos de excelência, como toners originais da HP, da Lexmark, entre outras marcas.

Segundo especialistas, o outsourcing é também uma oportunidade de crescimento para as empresas:

“O outsourcing é a oportunidade que muitas companhias tem vislumbrado de focar suas energias em sua atividade principal, aumentando sua performance e deixando de se preocupar e gastar recursos financeiros e humanos para gerir tarefas auxiliares, como é o caso da impressão. Deixando de se preocupar com a manutenção da máquina, se o toner está acabando e se houve flutuação no dólar e, portanto no preço dos suprimentos”, avalia Rodrigo de Oliveira Rodrigues, CEO do Acesso Shop, loja de suprimentos de informática online.

Um levantamento realizado pelo IDC concluiu que os serviços de gerenciamento de impressão contribuíram para um aumento significativo do número de periféricos de papel no primeiro trimestre desse ano: mais de 1,8 milhões de unidades foram entregues somente nesse período. Esse aumento acontece ao mesmo tempo em que o mercado global experimenta uma queda no mesmo mercado, com apenas 23,11 milhões de unidades no mesmo período. Ou seja, o papel utilizado em outsourcing já representa uma fatia significativa desse mercado.

Outro mercado que está em declínio que pode ser justificado pelos serviços de gerenciamento de impressões é o de impressoras. Os modelos jato de tinta têm uma redução média de 11,1% a cada ano, enquanto as impressoras a laser apresentam queda de cerca de 10,5% no mesmo período. É sensato concluir que as grandes empresas estão deixando de investir em novos equipamentos de impressão para contratar serviços de outsourcing.

Os maiores mercados de tecnologia no mundo (Ásia-Pacífico, Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental) registram aumento no número de contratos de serviços semelhantes, com crescimento anual que varia entre 3,9% e 4,1%. A tendência pode não ter muita força na América Latina, mas ganha muito força no Exterior.

E quando o assunto são os maiores fornecedores, não há grandes surpresas: a HP aparece em primeiro lugar, com um aumento de 3% nos seus negócios de impressão gerenciada e 39% de participação do mercado. A Epson, por sua vez, manteve o ritmo de crescimento com uma participação de 19% nesse mercado. A empresa só não obteve um número maior por conta de sua pequena participação no mercado chinês.

(Redação - Agência IN)