Pesquisa detecta alta na taxa de juros do cheque especial

  •  
Pesquisa detecta alta na taxa de juros do cheque especial (Foto: Divulgação) Pesquisa detecta alta na taxa de juros do cheque especial

Pesquisa de taxas de juros realizada pela Procon do Estado de São Paulo, em 2 de setembro, detectou alta apenas na taxa média do cheque especial. No empréstimo pessoal não houve alteração. Dos sete bancos pesquisados, apenas o Santander aumentou a taxa do cheque especial, os demais permaneceram com a mesma taxa praticada no mês anterior. Veja aqui a pesquisa completa.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 9,56% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 9,34% a.m., representando um acréscimo de 0,22 ponto percentual. O Banco Santander alterou sua taxa, passando de 10,99% para 12,49% a.m., variação positiva de 13,65% em relação à taxa de agosto/14.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 5,79% a.m., mesmo percentual do mês anterior. Não houve quaisquer alterações em relação às taxas praticadas em agosto/14.

Independentemente do cenário, a recomendação do Procon-SP é para que o consumidor não deixe de planejar seu orçamento e não contraia empréstimos sem a necessária cautela. Antes de qualquer contratação, é essencial estar ciente do custo total da operação e da sua capacidade de pagamento. Também é importante conhecer as várias modalidades de crédito para poder optar por aquela que oferece a melhor condição.

(Redação – Agência IN)