Plano Diretor de São Paulo é o melhor já aprovado, afirma Valter Caldana

  •  
Plano Diretor de São Paulo é o melhor já aprovado, afirma Valter Caldana Divulgação

Ontem foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo o novo Plano Diretor. Dentre as principais medidas estão o adensamento populacional por meio de eixos de transporte, que tem como finalidade colocar uma quantidade maior de pessoas morando próximo às linhas de ônibus e metrô, a fim de reduzir o deslocamento. Além disso, a iniciativa busca definir quais os bairros que apresentam áreas adequadas para receber moradias populares, bem como quais destas necessitam de uma preservação ambiental. O projeto ainda prevê algumas medidas para atualizar outras leis importantes, como a do Uso e Ocupação do Solo, o limite para vagas de garagem e o Código de Edificações. Foram 26 emendas aprovadas, em uma votação que contou com 44 votos a favor e 8 contra. Isto vai servir de norte para a cidade durante os próximos 16 anos.

De acordo com o arquiteto e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Valter Caldana, o Plano Diretor nunca conseguiu agradar a todos, porém, segundo ele, desta vez a aceitação está sendo melhor.
Ainda para Caldana, o saldo é positivo e a evolução é bastante interessante, uma vez que o Plano Diretor é capaz de trazer medidas que a cidade estava há um bom tempo esperando. Isto quer dizer, ressalta ele, que desta vez foi possível ter um projeto que gera mais aceitação do que desagrada. E, além disso, em relação aos itens que desagradam, com certeza haverá uma série de ações que vão ser corrigidas ou, de alguma maneira, fazer com que os problemas sejam amenizados.

(Redação- Agência IN)