População da Suíça e Suécia decidem manter geração nuclear de energia em plebiscito

  •  
População da Suíça e Suécia decidem manter geração nuclear de energia em plebiscito Foto: Divulgação

As populações da Suécia e da Suíça, dois dos mais prósperos e desenvolvidos países da Europa, decidiram manter a geração nuclear de energia nos seus país, depois de uma consulta popular realizada através de um plebiscito.

Os suecos decidiram manter o uso de energia nuclear no país, votando contra uma proposta apresentada pelo Partido Verde. A ideia da legenda ambientalista era fazer a Suécia abandonar seus projetos de energia nuclear e a construção de novas centrais nucleares. A grande maioria dos suecos escolheu manter a geração nuclear.

Na Suíça, o Partido Verde foi igualmente derrotado em sua proposição. Os suíços rejeitaram o plano para forçar o governo a acelerar o abandono das usinas nucleares. Na Suécia havia muita pressão do Partido Verde, que estava propondo para o governo limitar em 45 anos o prazo de uso das centrais já existentes.

Atualmente, a Suécia tem cinco reatores nucleares em funcionamento. A ideia do referendo previa desativar ao menos três deles em 2017. Os resultados apontaram uma derrota significativa do Partido Verde.

(Redação - Agência IN)