Produção industrial cai em 6 locais pesquisados, mostra IBGE

Destaque Produção industrial cai em 6 locais pesquisados, mostra IBGE (Foto: Divulgação) Produção industrial cai em 6 locais pesquisados, mostra IBGE

Na série com ajuste sazonal, enquanto a produção industrial nacional recuou 0,8%, seis dos 14 locais pesquisados mostraram taxas negativas em agosto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os recuos mais intensos foram em São Paulo (-1,4%) e Rio Grande do Sul (-1,4%). As taxas negativas menos acentuadas do que a média nacional (-0,8%) foram em Minas Gerais (-0,7%), Pará (-0,7%), Paraná (-0,4%) e Ceará (-0,1%), enquanto Santa Catarina (0,0%) teve variação nula. Já as maiores altas do mês foram no Espírito Santo (7,5%) e na Bahia (4,9%), com Amazonas (3,2%), Rio de Janeiro (2,4%), Pernambuco (1,8%), Região Nordeste (0,4%) e Goiás (0,1%) a seguir.

Ainda na série com ajuste sazonal, a evolução do índice de média móvel trimestral para o total da indústria mostrou variação nula (0,0%) no trimestre encerrado em agosto de 2017 frente ao nível do mês anterior, após acumular expansão de 1,8% em três meses consecutivos de taxas positivas. Em termos regionais, ainda em relação ao movimento deste índice na margem, nove locais apontaram taxas positivas, com destaque para os avanços mais acentuados assinalados por Pernambuco (1,1%), Paraná (0,7%), Bahia (0,6%) e São Paulo (0,5%). Por outro lado, Rio Grande do Sul (-1,5%) e Espírito Santo (-1,1%) registraram as perdas mais elevadas em agosto de 2017.

(Redação – Agência IN)