Qual o melhor momento para implantar a governança corporativa?

  •  
Especialistas explicam como e quando iniciar esse processo Foto: Divulgação Especialistas explicam como e quando iniciar esse processo

O crescimento e o sucesso de uma organização estão diretamente ligados a forma com que as pessoas envolvidas no negócio lidam com as situações existentes no meio corporativo. Um sistema que vem sendo muito utilizado em empresas brasileiras é a governança corporativa, o que, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é o método pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Mas como e qual o melhor momento para iniciar essa prática? Os especialistas e sócios do Roda Sistema de Governança Corporativa, Daniel e Roberta Zen, dão algumas dicas:

- A governança corporativa é um conjunto de boas práticas do ambiente corporativo e o melhor momento de implantar os conceitos, regulando comportamento de todas as partes interessadas (stakeholders) em regras escritas através de um documento chamado Acordo de Acionistas, é quando parece desnecessário ou parece estar tudo bem. Todos os movimentos e mudanças que a organização fizer seguindo as boas práticas de governança corporativa certamente resultarão em um melhor clima organizacional e mostrará segurança ao mercado e aos acionistas.

- Quando uma organização está vivendo algum conflito entre alguma parte relacionada, ela terá dificuldade em criar regras que não refletem aquele momento. O ideal é utilizar o documento e as regras pré-estabelecidas para tomar decisão em relação ao conflito e não criar uma regra para resolver um conflito específico.

- A organização pode incorporar a qualquer momento as boas práticas de governança corporativa. Sempre será adequado investir em mecanismos que aprimorem a transparência, equidade, prestação de conta e responsabilidade corporativa.

- O primeiro passo para implantar a governança corporativa é definir ou encontrar algum sócio ou executivo que tenha dentro do seu escopo de trabalho implantar ou aprimorar a governança corporativa. Esse agente deve primeiramente levantar quais os documentos e estrutura de governança corporativa existe hoje na organização e detectar quais as necessidades e expectativas das partes relacionadas, que não estão sendo atendidas adequadamente ou não estão seguindo as boas práticas.

- É indicado contratar consultores, profissionais especializados em implantar ou aprimorar a governança corporativa. Essas empresas conseguem realizar projetos e acelerar o processo utilizando vasta experiência. O Roda, por exemplo, é uma excelente ferramenta para conseguir diagnosticar as demandas existentes, implantar e aprimorar a governança corporativa e auxiliar os agentes e consultores em projetos de implantação ou melhorias.

- Todas as empresas, de qualquer natureza jurídica ou porte, podem incorporar os conceitos de governança corporativa.

- Para implantar a governança corporativa não é necessário ter uma quantia mínima de faturamento. Porém, vale ressaltar, que investimentos serão necessários para adquirir sistemas e projetos na área.

- Desafio imenso para qualquer organização é manter políticas, regras e regimentos atualizados e em prática. Hoje existem softwares e tecnologias que ajudam a divulgar e disseminar as informações de forma eficaz e moderna.

(Redação - Agencia IN)