Quase 100% dos turistas brasileiros fazem compras durante as férias

  •  
Moradores do país são os que o mais consomem roupas, calçados, itens de beleza e eletrônicos enquanto viajam Foto: Divulgação Moradores do país são os que o mais consomem roupas, calçados, itens de beleza e eletrônicos enquanto viajam

Mesmo com a redução de despesas e alta da inflação durante à crise econômica, os brasileiros são os viajantes mais consumistas do mundo. É o que aponta estudo inédito da momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, que comprova que 98% deles retornam de suas viagens com novos produtos na bagagem. Os itens favoritos são roupas e calçados (63%), perfumaria e cosméticos (48%) e eletrônicos (45%), com o Brasil sendo líder no consumo dessas três categorias.

De acordo com a pesquisa, que analisou os hábitos de viagem em 20 países, os turcos empatam com os brasileiros no apreço pelas compras, enquanto austríacos e alemães são os que menos adquirem produtos durante as férias, com 15% deles revelando que não voltam de férias com nenhum item novo em suas malas.

“Nosso estudo comprova que mesmo com a redução da despesa de brasileiros em viagens, principalmente no exterior, o turista do país continua tendo alto potencial de consumo e que correlaciona viagens com o ato de comprar”, acredita Pedro Correia, responsável pela operação da momondo no Brasil.

Os turistas que mais compram durante viagens

Brasileiro 98%
Turco 98%
Chinês 97%
Norueguês 95%
Russo 95%

O que mais compram durante viagens

Souvenirs e “lembrancinhas”

Russos 80%
Portugueses 77%
Italianos 68%
Chineses 68%
Brasileiros 67%

Roupas e calçados

Brasileiros 63%
Australianos 47%
Turcos 47%
Noruegueses 45%
Dinamarqueses 43%

Perfumaria e Cosméticos

Brasileiros 48%
Chineses 39%
Turcos 34%
Noruegueses 33%
Russos 26%

Eletrônicos

Brasileiros 45%
Turcos 26%
Chineses 25%
Australianos 15%
Holandeses 11%

E por que compram?
A momondo ainda investigou os motivos que levam os brasileiros a realizar compras durante viagens. Dos respondentes, 66% querem lembranças do local, enquanto 60% compra para presentear amigos e familiares. Outros dados interessantes sobre viagens ao exterior comprovam que 39% dos entrevistados consomem coisas que são mais baratas do que no Brasil e 26% adquire produtos que não estão disponíveis por aqui.

“Uma descoberta curiosa da pesquisa é que o brasileiro representa a terceira nação mais interessada em trazer produtos de viagens como lembrança do local, ficando atrás apenas dos turcos e russos. Noruegueses e suecos são os viajantes que menos fazem isso”, encerra Correia.

(Redação - Agência IN)