Resultado trimestral da Ambev decepciona mercado

  •  
Resultado trimestral da Ambev decepciona mercado Foto: divulgação

Na última quinta-feira (25), pouco antes da abertura do pregão, a gigante do segmento de bebidas, AmBev (ABEV3), reportou seus números referentes ao terceiro trimestre de 2018 (3T18), o que em tese decepcionou o mercado e jogou um balde de água fria nos resultados do último trimestre.

O resultado apresentou retração em importantes indicadores financeiros operacionais, volume vendido, receita líquida, Ebitda e lucro líquido, com quedas respectivas de 2,4%, 2,6%, 2,2% e 10,2%.

Além da queda nas vendas, a companhia teve seus números prejudicados pelos resultados das operações na Argentina, que atravessa uma crise inflacionária. Apesar da AmBev (ABEV3) ter apresentado retração em importantes indicadores, é importante ressaltar que o fluxo de caixa operacional da companhia apresentou consistente evolução, crescendo 15,2% na comparação com o terceiro trimestre de 2018.

Além de ter reforçado seu caixa, através de uma expansão de 18%, e que apenas neste ano, que não é um dos melhores para a cervejaria, a companhia já pagou/anunciou R$3,6 bilhões em dividendos.

A despeito do resultado que não agradou o mercado, os fundamentos da companhia continuam saudáveis, o que em conjunto com a posição de liderança no mercado de bebidas no Brasil nos faz acreditar em uma tendência neutra para os preços do ativo no médio. Tendo em vista que o atual patamar de preços pode atrair novos compradores em função do desconto em seus múltiplos de preço, deste modo, corrigindo a distorção nos preços apresentada no pregão de hoje.