Rockwell Collins instala sistema de verificação de passageiros no GRU

  •  
Rockwell Collins instala sistema de verificação de passageiros no GRU Divulgação

O sistema de verificação de passageiros para o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), o ARINC Veripax, está sendo implementado pela empresa Rockwell Collins por meio de um contrato outorgado pela Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. A primeira etapa do projeto deu início junto com a Copa do Mundo, em 12 de junho.

O ARINC VeriPax auxilia no procedimento de check-in, tendo em vista que este reduz drasticamente o tempo levado para fazer a verificação dos passageiros nos pontos de inspeção de segurança. A plataforma utiliza recursos automatizados de verificação e, com isso, consegue ler os cartões de embarque por meio de novos leitores de códigos de barra 2D. Este sistema identifica automaticamente os passageiros pelo Flight Information Systems (Sistemas de Informações de Voo) em tempo real, fornecendo informações sobre sua liberação, além de emitir um alerta para os agentes de segurança, sempre que necessário. No futuro, a plataforma também vai ser capaz de analisar os passageiros por meio de sistemas de host das companhias de viagens.
De acordo com o principal executivo de informação da GRU, Eduardo Ritzmann, já que o Brasil é o país-sede da Copa do Mundo, e por estarem recebendo torcedores de diversas partes do mundo, é fundamental que se tenha uma solução com a finalidade de fornecer uma experiência de check-in mais eficaz com mais rapidez. Ritzmann ressalta ainda que, com a automatização do processo, a modalidade permite gerar um aumento no fluxo de passageiros no aeroporto entre 15% e 20%.

(Redação- Agência IN)