Taxa do rotativo volta a cair em julho e chega a 9,8% ao mês

  •  
Taxa do rotativo volta a cair em julho e chega a 9,8% ao mês (Foto: Divulgação) Taxa do rotativo volta a cair em julho e chega a 9,8% ao mês

Segundo levantamento da Abecs, associação que representa o setor de cartões, a taxa média de juros do rotativo do cartão de crédito voltou a cair para o patamar de um dígito e chegou a 9,8% ao mês (206,4% ao ano) na segunda semana de julho, atingindo o menor índice das últimas seis semanas. Em junho, a taxa registrada foi de 10,4% ao mês (227,2% ao ano), queda de 0,6 p.p.

Desde abril, com a mudança na regra do rotativo, os principais emissores de cartão passaram a reduzir a taxa sistematicamente, que caiu para menos da metade – redução de 55% desde a última semana de março. A queda ocorreu após a nova regra limitar o uso do rotativo em até 30 dias (até a fatura seguinte) – após esse período, o cliente deve quitar o valor que ficou em aberto ou parcelar a dívida.

O levantamento da Abecs também registrou a taxa média de juros do parcelamento do rotativo, usado para financiar a dívida que ficou em aberto após o consumidor pagar o mínimo da fatura. A taxa permaneceu em 8,8% ao mês (175,2% ao ano) na segunda semana de julho, mesmo índice registrado em junho. Apesar de não serem obrigados a oferecer o parcelamento, os principais emissores de cartão disponibilizam essa opção na própria fatura, permitindo ao cliente financiar a dívida do cartão com juros menores e prestações fixas.

(Redação – Agência IN)