Vendas de passagens de ônibus crescem 135% com férias

  •  
Compra de passagens online via smartphones é oito vezes maior que no ano anterior Foto: Divulgação Compra de passagens online via smartphones é oito vezes maior que no ano anterior

O número de passagens de ônibus rodoviários compradas pela internet durante as férias escolares de 2015 registrou um aumento de 135% na comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com a ClickBus, maior portal de vendas de passagens de ônibus no mundo, que tem hoje em sua base mais de 50 das principais companhias de ônibus rodoviário do país. O levantamento abrangeu as passagens compradas entre os dias 23 de junho e 02 de agosto nos anos de 2014 e 2015.

No período de férias, 84% das compras de passagens rodoviárias foram realizadas via computadores desktop, enquanto 16% foram pelo smartphone. No mesmo período do ano anterior, compras pelo smartphone representaram apenas 2%. A mudança se deve ao maior uso do aplicativo e ao lançamento da nova versão mobile do site, que permite que as pessoas comprem pelo celular sem baixar o aplicativo.

O ônibus é o único meio de transporte cujo índice apresentou crescimento pelo segundo mês consecutivo, enquanto avião e carro tiveram decréscimo neste indicador de acordo com a mais recente Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, realizada em junho pelo MTur (Ministério do Turismo) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e que mede o interesse do brasileiro em viajar nos próximos seis meses. O estudo mostra que praticamente três em cada quatro brasileiros (73,3%) pretendem conhecer destinos turísticos nacionais, contra 23,6% que declaram querer viajar para fora do país e 3,1% que ainda não decidiram para onde ir.

A inflação e a valorização do dólar são os principais fatores que motivam as viagens domésticas e a preferência pelo ônibus em vez do avião ou carro. “Os desdobramentos recentes na economia motivam as pessoas a mudar os planos de viagens para destinos nacionais ao invés de viagens ao exterior. O preço do ônibus, que é regulado e não flutua com a demanda, torna-se um grande aliado do consumidor que se planeja com pouca antecedência. O que o turista economiza na passagem ou transporte, ele pode gastar no seu destino, aproveitando mais os dias de descanso”, afirma Cesário Martins, co-CEO e fundador da ClickBus.

De acordo com o levantamento da ClickBus, no período de férias escolares de 2015, São Paulo foi a cidade onde mais desembarcaram turistas que viajaram de ônibus, seguida, respectivamente, por Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Campinas e Londrina. A capital paulista, além de principal destino, também liderou o ranking referente às cidades de onde mais saíram pessoas rumo à viagem de férias. Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Campinas e Recife aparecem logo em seguida. O quadro abaixo mostra os 10 principais destinos e origens de viagens nas férias:

A cidade que mais recebeu viajantes que saíram de São Paulo foi Rio de Janeiro, seguida por Curitiba, Belo Horizonte, São José do Rio Preto (SP) e Londrina. Já Rio de Janeiro foi o local de onde mais saíram turistas rumo à capital paulista nas férias, seguida por Curitiba, Belo Horizonte, Ribeirão Preto (SP) e Campinas.

Para quem embarcou nas rodoviárias do Tietê, em São Paulo, e Novo Rio, no Rio de Janeiro – principais destinos e origens de quem viajou de ônibus nas férias, foi possível retirar as passagens adquiridas pelo site ou aplicativo ClickBus (que oferece rotas para 90% do território nacional) sem a necessidade de pegar fila nos guichês das companhias. Os quiosques que realizam o serviço tiveram quase 5 mil passagens retiradas no período.

“A conveniência da compra online ou via app é o ponto de partida para deixar de lado o estresse das filas e alto fluxo de pessoas nas rodoviárias, principalmente na época de férias. Ter acesso a esse tipo de serviço a um clique facilita muito na hora de se programar para uma viagem. Quem viaja com a família não corre o risco de sentar separado ou não conseguir embarcar juntos. A ClickBus atualmente oferece passagens para mais de 3.000 destinos nacionais, e é parceira de mais de 50 viações no Brasil incluindo Viação Cometa, Viação Garcia, Itapemirim, Util, Catarinense e Nacional Expresso, as mais buscadas nesse período“, finaliza Cesário.

(Redação - Agência IN)