Vendas no varejo caem 8,63% e registram pior resultado em cinco anos

  •  
Vendas no varejo caem 8,63% e registram pior resultado em cinco anos Divulgação

O cenário atual do mercado varejista não é nada positivo. As vendas do período que antecede o Dia dos Namorados, de 5 a 11 de junho, registraram queda de 8.63% em relação ao mesmo período de 2013. Há cinco anos não havia um resultado tão insatisfatório, segundo dados do SPC Brasil (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito), que foram divulgados pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

 

 

Para os comerciantes deste segmento, a abertura da Copa coincidindo com a data comemorativa e o desenvolvimento da economia brasileira, que vai de mal a pior, sustentam a explicação de tal desempenho. Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, essa queda brusca não estava prevista para acontecer, embora já tivessem registrado quedas expressivas neste ano, com o Dia das Mães e a Páscoa.
Dado importante é que o Dia dos Namorados está em terceiro lugar no quesito data comemorativa que gera mais lucro para o comércio, perdendo somente para o Natal e Dia das Mães.
Ainda de acordo com o presidente, a situação monetária em instabilidade e o período pelo qual o país enfrenta de inflação bastante elevada, corroboram para o prejuízo nas vendas feitas à prazo. "Além de todo esse contexto econômico, a abertura da Copa do Mundo no dia 12 concorreu com o Dia dos Namorados e, de certa forma, contribuiu com esta queda. É natural que haja um redirecionamento de gastos, ou seja, parte do que ia ser investido no presente e nos encontros românticos foi gasto com comemorações em grupo para a Copa", explica Pellizzaro Junior.

(Redação- Agência IN)