Volvo venderá nos EUA carro fabricado na China

  •  
Volvo venderá nos EUA carro fabricado na China Foto: Divulgação Volvo venderá nos EUA carro fabricado na China

A Volvo Car Group, da chinesa Geely Holdings, exportará este ano para os Estados Unidos um sedã montado na China, de acordo com o anúncio feito nesta terça-feira no Salão do Automóvel de Detroit.

O grupo prevê enviar às concessionárias americanas seu sedã S60 fabricado em Chengdu, no sudoeste da China, a partir do segundo trimestre de 2015, detalhou o diretor da Volvo Car Group, Hakan Samuelson, em uma coletiva de imprensa.

Concebida inicialmente no mercado chinês, uma quantidade limitada de sedãs S60 entrará no mercado americano. A Volvo, vendida pela Ford à Geely em 2010, prevê um primeiro envio de 1.500 unidades.

"O S60 é concebido como qualquer veículo Volvo. É difícil identificar as diferenças entre um Volvo montado na China e um Volvo fabricado na Suécia ou na Bélgica", argumenta Samuelson.

Como a maioria dos grandes fabricantes de automóveis do mundo, a marca chinesa quer tirar o máximo proveito do crescimento do mercado americano, onde suas vendas caíram cerca de 7,9% em 2014, a 56.366 unidades.

Foi na China que a Volvo vendeu a maior quantidade de veículos no ano passado: +33%, a 81.221 unidades em 2014. Este reposicionamento impulsionou as vendas globais do grupo: +9% em 2014, a 465.866 veículos.

A Volvo pretende lançar sete novos produtos até 2018 e aumentar suas vendas nos Estados Unidos para cerca de 100.000 veículos por ano.

(Redação com AFP - Agência IN)