Renan Filho é eleito governador de Alagoas

  •  
Renan Filho é eleito governador de Alagoas (Foto: Divulgação) Renan Filho é eleito governador de Alagoas

Com 52% dos votos válidos, Renan Filho (PMDB) venceu no primeiro turno as eleições para o governo de Alagoas. Filho do presidente do Senado, Renan Calheiros, ele alcançou 670 mil votos e superou o segundo colocado, o senador Benedito de Lira (PP), que teve 34% dos votos válidos.

Há uma década na vida pública, o novo governador de Alagoas, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, do PMDB, foi prefeito por dois mandatos, em 2004 e em 2008. Também foi eleito deputado federal, em 2010, como o candidato mais votado do estado, com 140 mil votos.

Nascido em Murici (AL), em 8 de outubro de 1979, o político alagoano é formado em economia pela Universidade de Brasília (UnB), casado com a administradora Renata Calheiros e pai de dois filhos. Em 2013, fez curso de extensão em políticas públicas direcionadas à primeira infância na Universidade de Harvard (EUA).

Como parlamentar, participou da comissão especial que discutiu o Plano Nacional da Educação (PNE) e acompanhou o desenvolvimento de projetos de ampliação das redes de creches e escolas em 19 municípios de Alagoas. Também foi eleito presidente da Comissão Especial da Lei Geral da Copa.

Do seu plano de governo constam programas como o Alagoas sem Miséria, que pretende acabar com a pobreza extrema até 2017; Agenda Família, para cadastrar moradores de áreas de risco; e o Portas Abertas, para construir novos hospitais e clínicas de atendimento especializado e diagnóstico. Também foram prometidos 20 centros de recuperação de usuários de crack, além de ensino médio em tempo integral e profissionalizante. As informações são da Agência Senado.

(Redação – Agência IN)