Brasileiros estão deixando cigarro de lado, mostra Kantar Worldpanel
Aos poucos, os brasileiros têm mudado seu comportamento em relação ao fumo. É o que aponta o Holistic View, relatório anual elaborado pela Kantar Worldpanel. De acordo com o estudo, a penetração do fumo era de 28% entre os lares da população em 2009. No mais recente levantamento, referente a 2015, o consumo de cigarros chegou a 22% de penetração. A queda foi de 6 pontos percentuais entre os anos de 2015 e 2009. No próximo dia 29 de agosto é lembrado o Dia Nacional do Combate ao Fumo no Brasil.
O consumo do cigarro começou a cair notadamente nos últimos quatro anos. A penetração domiciliar retraiu de 27% para 23% entre os anos de 2012 e 2015.
O gasto médio por lar com o fumo aumentou: passou de R$ 287,02 em 2010 para R$ 327,41 em 2015. Porém, essa variação ficou abaixo da inflação do período.
A amostra do Holistic View considera 5.800 domicílios, que são expandidos para representar a população brasileira.
(Redação - Agência IN)