Aplicativos de celular ajudam a economizar dados de internet móvel

Aplicativos de celular ajudam a economizar dados de internet móvel Foto: Divulgação Aplicativos de celular ajudam a economizar dados de internet móvel

A internet móvel via tecnologias 3G e 4G é uma ferramenta indispensável para aqueles que precisam estar sempre conectados ou que querem usufruir ao máximo de seus smartphones. 

Porém, muitos planos de dados terminam antes de a franquia ser renovada e os usuários comumente têm corte na navegação, redução de velocidade ou aumento na fatura. Porém, existem alguns aplicativos para celular que fazem a tarefa de monitorar o quanto de internet móvel está sendo gasta pelo smartphone e ajudam a otimizar o uso de dados celulares. A lista a seguir oferecida pela NET Internet mostra alguns desses apps.

My Data Manager
Este app é gratuito e oferece um serviço completo no gerenciamento de dados. Disponível para Android e iOS, ele monitora o uso da internet por redes móveis ou wifi e faz uma estimativa de qual será o consumo de dados ao final da franquia. Outra função de destaque é o histórico, que traz um gráfico mostrando o padrão de consumo do usuário. O My Data Manager tem ainda o serviço de notificações personalizadas, em que o usuário pode habilitar avisos sobre o limite da franquia, mas também se ainda restam dados para usar até o final do mês.

Opera Max
O Opera Max é um dos aplicativos do gênero que oferece o maior volume de informações sobre o uso de dados. Ele mostra o total de consumo da internet móvel e separa os números por aplicativos. Com estes dados, o usuário pode, no próprio Opera Max, definir quais apps utilizarão conexão por redes móveis, quais terão permissão para serem executados em segundo plano e quais economizarão a franquia. O diferencial do Opera Max é que ele compacta vídeos do Youtube e da Netflix, prometendo até 50% de economia de dados móveis. O app está disponível para Android.

Ovano Count
Este app está disponível para Android e iOS e também traz estatísticas sobre o consumo de dados móveis, porém em dia, mês, ano e por um período personalizado. Analisa não só o total de internet consumida com programas em atividade, como também mostra aqueles que roubam bytes em segundo plano. Como diferencial, o aplicativo permite que o usuário compare seu consumo de dados com a média dos outros usuários.

3G Watchdog
O 3G Watchdog monitora a conexão móvel, analisa o gasto do plano de dados e sugere medidas de economia. O aplicativo mostra em Mbps a quantidade recebida e enviada de dados, permitindo que o usuário verifique se está próximo do total da franquia contratada. O app envia notificações para o aparelho sempre que o limite de dados esteja prestes a ser atingido e, como medida mais extrema, bloqueia a internet móvel do celular, até que a franquia seja renovada no mês seguinte. Está disponível apenas para Android.

Mobile Counter
O Mobile Counter também possui funções para monitorar a quantidade de bytes consumidos do plano de dados e notificar o usuário sempre que a franquia estiver chegando ao fim. O diferencial desse app é a produção de relatórios que indicam quais aplicativos o usuário mais acessa e quanto eles representam em consumo de dados. O programa é leve, funcional e prático, apesar de ser totalmente em inglês. É gratuito e está disponível apenas para Android.

(Redação - Agência IN)