Kaspersky Lab dá dicas para capturar Pokémons com segurança

  •  
Kaspersky Lab dá dicas para capturar Pokémons com segurança Foto: Divulgação Kaspersky Lab dá dicas para capturar Pokémons com segurança

A espera terminou. Desde quarta-feira à noite, os fãs do popular jogo dos anos 90 podem se juntar para caçar Pokémon no Brasil e no resto da América Latina, após a Niantic Labs ter disponibilizado o jogo oficialmente. De acordo com a empresa SensorTower, estima-se que o aplicativo tenha sido baixado em dispositivos iOS e Android mais de 30 milhões de vezes em todo o mundo desde o seu lançamento inicial.

Como acontece com qualquer fenômeno popular, a febre por capturar Pokémon não passa despercebida para os cibercriminosos, que aproveitam o frenesi dos fãs para cometer seus crimes. Por isso, é importante que os jogadores adotem medidas de segurança para evitar cair nessas armadilhas.

"Uma maneira de proteger dados e informações guardados em seus dispositivos eletrônicos é instalar apenas aplicativos baixados de lojas oficiais e complementar isso com uma solução de segurança poderosa. Lembre-se que o boom gerado por jogos como Pokemon Go é o que os cibercriminosos aproveitam para se beneficiar, e quanto maior seja a base de usuários do aplicativo maior será o interesse do cibercriminoso em criar campanhas maliciosas focadas nele", disse Santiago Pontiroli especialista em segurança da Kaspersky Lab.

No contexto do recente lançamento de Pokémon Go na América Latina, a Kaspersky Lab oferece aos usuários uma série de dicas de segurança que irão ajudá-los a curtir o jogo de uma forma fácil, divertida e segura.

Não use o aplicativo Pokémon Go quando estiver dirigindo, andando de bicicleta ou deslocando-se em qualquer tipo de transporte que exija a sua atenção.

Faça o download do aplicativo das lojas oficiais. Não fazer isso implica um risco alto demais, não vale a pena.

Pokémon Go requer uma conexão constante à Internet e depende do GPS para obter a localização dos jogadores enquanto o aplicativo estiver sendo usado; isso pode levar a custos adicionais junto à sua empresa fornecedora de internet móvel, caso você não tenha um plano de dados ilimitado. Para evitar custos adicionais, entre em contato com seu fornecedor de telefonia celular e certifique-se de que seu plano de dados lhe permite curtir o jogo sem problema. Caso seja uma rede WiFi pública, verifique que está conectado a uma rede conhecida e segura, porque alguns hackers podem se infiltrar nas conexões para realizar seus ataques.

Uma das peculiaridades do jogo Pokémon Go é que exige que o usuário se desloque fisicamente pela rua para capturar um Pokémon. Devido ao uso de realidade aumentada, os usuários deverão visitar as "Pokeparadas", uma espécie de lojas gratuitas localizadas em monumentos, edifícios e outros locais centrais das cidades. Nessas Pokeparadas, os usuários podem obter Pokébolas, perfumes curativos e outros acessórios, que serão de ajuda durante o seu trajeto. Por isso, é essencial que as crianças estejam sempre acompanhadas por um adulto, pois os criminosos aproveitam esta alta movimentação para cometer seus crimes.

Confirme a localização de seus filhos com uma aplicação como Kaspersky Safe Kids, que lhe ajuda a monitorar em tempo real o local onde estão seus filhos e lhe enviará alertas se o seu filho sai da área na qual você lhe deu permissão para jogar Pokémon Go.

Controle o tempo de uso do aplicativo. Pokémon Go é um jogo altamente viciante, por isso é essencial estabelecer parâmetros e limites para seus filhos desde o início.

Para jogar Pokémon Go, é obrigatório possuir uma conta do Google. Recomendamos criar uma conta nova, que seja usada exclusivamente para o jogo, pois, bem no momento de entrar, o jogo imediatamente obtém o nível mais alto de acesso à sua conta do Google, e pode ver dados como o seu e-mail, calendário e histórico de localização. Lembre-se de desativar essas permissões na configuração do seu celular.

Todo cuidado é pouco durante o jogo. Por estarem distraídas, as pessoas ficam mais suscetíveis à sofrerem ataques de ladrões, como assaltos e furtos. Fique atento enquanto joga e procure estar em lugares não tão perigosos.

(Redação - Agência IN)