Smartphone pode causar ansiedade em seres humanos

  •  
Smartphone pode causar ansiedade em seres humanos (Foto: Divulgação) Smartphone pode causar ansiedade em seres humanos

Atualmente é possível notar ao redor do mundo que muitas pessoas são tão dependentes de seus smartphones que quando não recebem mensagens de textos acabam apresentando sinais de ansiedade. De acordo com Luis Camillo Osorio de Almeida, professor da Indiana University of Pennsylvania, de uma forma geral, somos muito dependentes das novas tecnologias. “Apesar de ferramentas tecnológicas serem opcionais, a realidade do nosso século é que temos que usar essas tecnologias para que não fiquemos em desvantagem social. Da para imaginar o mundo moderno sem comunicação de celulares?”, ressaltou.

Almeida acredita que a falta do aparelho causa ansiedade nos seres humanos. A revista “Psychology Today” publicou recentemente um artigo exatamente sobre esse fenômeno.  A falta de aparelhos faz com que pessoas parem de se comunicar na sala de jantar e reduz a possibilidade de resposta imediata.  

E podemos observar esses comportamentos não só em adultos, mas também em crianças. O professor alerta que o uso de smartphones por crianças deve ser restrito a poucas horas de uso de por dia. “Crianças tem que brincar e interagir com outras crianças, não somente por redes sociais! O que parece óbvio em pratica não é tanto. Falha de restrição tecnologia pode ser um preço muito caro para se pagar. Somos seres humanos que precisamos experimentar o mundo real para que possamos viver uma vida melhor. O que devem fazer? Dar um abraço em suas crianças ao invés de dar um aparelho eletrônico quando seus filhos chorem. Dancem com seus filhos e filhas ao invés de mostrar um vídeo de dança. A tecnologia é somente uma ferramenta! Nada mais que isso”, explicou Almeida.

O professor afirma que os malefícios causados pelo uso do smartphone são que como qualquer coisa, o uso abusivo pode causar efeitos colaterais fortíssimos. “Nossos olhos são afetados, dependência tecnologia é um problema em ascensão, falta de produtividade, e até a ansiedade! Não podemos nos esquecer do estresse também”, argumentou.

Por outro lado, o uso do smartphone pode causar benefícios na vida dos seres humanos. “O smartphone, quando usado em moderação, é uma ferramenta fundamental para nossa vida no século 21. No smartphone, nós nos comunicamos com familiares, compramos produtos, tiramos fotos com amigos, calculamos, aprendemos, trabalhamos, e até podemos jogar jogos! Não tenho a menor dúvida que o smartphone é uma peça fundamental em nossa vida contemporânea”, disse Luis Camillo Osorio de Almeida.

Em relação ao futuro dos smartphones, Almeida acredita que o smartphone será muito diferente dos que temos hoje. “Suas capacidades irão ser baseadas em experiências transformativas onde o ser humano será forçado a ficar ainda mais conectado com o meio ambiente. Os smartphones do futuro irão ser peças que se adaptam ao comportamento de seus donos. Não vão parecer com os aparelhos de hoje. Acho que serão ligados ao nosso corpo de alguma forma. Talvez o smartphone será um “chip” onde poderemos iniciar e projetar aplicações com nosso pensamento”, finalizou.

(MR – Agência IN)