A operadora de telefonia móvel Claro registrou em 2009 o melhor resultado de história após a divulgação do balanço do 4º trimestre do ano, feito ontem. João Cox, presidente da operadora, disse que o crescimento da empresa, um salto de 8,8% sobre 2008 teve como principal objetivo não afetar a margem da operadora.
A receita acumulada de 2009 ficou em torno dos R$ 12 bilhões, um recorde na história da operadora, e dividiu atenções da controladora da empresa, a América Móvil, com o número de novos clientes conquistados no período. Foram 5,7 milhões de novos clientes e, segundo Cox, foi o número mais importante de adesões na base da controladora. Ao todo, no Brasil, a Claro passou dos 44,4 milhões de clientes, dos quais 19,5% são pós-pagos, na frente das concorrentes Vivo, Oi e TIM, que têm média de 16,7%.
"Sem contabilizar a compra da Telemig pela Vivo, a Claro estaria ainda mais perto da liderança em participação de mercado", afirma Cox. A diferença atual é de 4,2% e, sem a Telemig, cairia para 0,8% de market share, segundo a divulgação feita ontem pela Claro.
Cox comemorou os resultados, mas aproveitou para reclamar da alta carga tributária do setor que, segundo ele, é maior que a de produtos como licor, cigarro e munição para revólver. "Não entendo como a carga para celular seja maior que para esses produtos."
A operadora de telefonia móvel Claro teve faturamento histórico de R$ 12 bilhões em 2009 e avança sobre a líder Vivo, que está a 4,2% de distância em participação de mercado.
Tempo Real:


