O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de 0,26% em junho, bem abaixo do resultado de 0,55% de maio, segundo dados divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o primeiro semestre do ano fechou em 2,56%, também abaixo da taxa de 3,70% relativa ao primeiro semestre de 2011. Considerando os últimos doze meses, o índice situou-se em 4,90%, próximo dos doze meses imediatamente anteriores (4,86%). Em junho de 2011, o INPC havia ficado em 0,22%.
Neste contexto, os produtos alimentícios apresentaram variação de 0,67% em junho, enquanto os não alimentícios aumentaram 0,11%. Em maio, os resultados ficaram em 0,89% e 0,42%, respectivamente.
Por fim, dentre os índices regionais, o maior foi o de Salvador (0,82%) tendo em vista a taxa de água e esgoto (1,12%), que teve reajuste médio de 12,89% a partir de 1º de maio, do ônibus urbano (9,60%), que foi reajustado em 12,00% a partir de 4 de junho, e do ônibus intermunicipal (6,10%), com aumento de 8,00% a partir de 12 de junho. O menor índice foi o de Fortaleza, que apresentou -0,13%, sob influência das contas de energia elétrica (-5,25%), que refletiram a queda do PIS/COFINS/PASEP.
(Redação – Agência IN)


