Investimentos

Como funciona o aniversário da poupança?

  • 19/07/2022 - 17h09
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 2 min de leitura

Não é novidade para ninguém que a poupança é uma das aplicações mais queridinhas entre os brasileiros, porém, a maioria não sabe como funciona a rentabilidade desse investimento. Uma das curiosidades é que o aniversário da poupança é um dos aspectos principais na forma de retorno.

Aniversário da poupança é aquela data mensal em que a aplicação rende, onde cada depósito possui um aniversário da poupança exatamente igual ao dia em que ele foi realizado, ou seja, se fizer uma aplicação dia 10 de abril e outra dia 20 de abril, a primeira terá rendimento no próximo dia 10 enquanto a segunda no próximo dia 20.

Por exemplo, se você depositou R$ 80,00 no dia 12 de abril, esse dia será o aniversário da poupança. E sempre nessa data será creditado o rendimento dessa aplicação ao total investido. Mas se no mês seguinte, o dia 12 cair em um fim de semana ou feriado, o rendimento é creditado apenas no próximo dia útil.

E outro detalhe, se o primeiro depósito ocorrer nos dias 29, 30 e 31, o aniversário será no dia 1 do mês seguinte. Agora se você fizer um resgate antes do aniversário ou muitos dias depois, você não terá o rendimento completo.

Com isso, o único dia para resgatar o seu dinheiro da poupança que você não perde dinheiro é exatamente no dia do aniversário da poupança. Antes ou depois significa prejuízo.

Quanto rende o aniversário da poupança?

O rendimento da poupança é formado basicamente por duas taxas, a básica e a adicional.

A taxa básica, chamada de TR, é calculada diariamente pelo governo e a taxa de rendimento da poupança, calculada da mesma forma pelos bancos. Já a adicional possui duas variações que dependem da taxa básica de juros, a Selic. Caso a Selic seja mais do que 8,5%, a taxa adicional é de 0,5% ao mês. E se a taxa Selic for igual ou menor que 8,5%, a taxa adicional equivale a 70% da Selic.

(Redação – Investimentos e Notícias)

Investimentos

Como investir no exterior? Veja as opções e os riscos!

Embora pareça algo difícil e distante, investir no exterior é uma opção viável e pode ser uma alternativa interessante até mesmo para iniciantes. Além disso, muitos pensam ser algo exclusivo para determinado público, como pessoas com muito dinheiro, mas não é. Pelo contrário, investir no exterior pode ser uma forma de diversificar seus investimentos. Portanto, […]

Investimentos

Universidade Trader Toro: o curso completo para traders

Chegou a grande oportunidade para traders que querem evoluir em suas operações de maneira gratuita. A Universidade Trader Toro oferece o conhecimento necessário para quem quer realizar operações de trading. Pensando em aliar conhecimento teórico e prático, esse curso para trader oferece todas as ferramentas necessárias para tornar o operador mais consciente de suas decisões. […]