Baianos escolhem Rui Costa (PT) para o governo

  •  
Baianos escolhem Rui Costa (PT) para o governo (Foto: Divulgação) Baianos escolhem Rui Costa (PT) para o governo

Rui Costa, do PT, foi o escolhido dos baianos para governar o estado, com 54,5% dos votos válidos. Ele conseguiu mais de 3,5 milhões de votos, enquanto seu concorrente, Paulo Souto, do DEM, obteve 37,3% dos votos, o que equivale a pouco mais de 2,4 milhões de votos. A senadora Lídice da Mata, do PSB, ficou com 6,6%, ou aproximadamente 431,7 mil votos.

Rui Costa nasceu em Salvador (BA), em 1963. Casado e pai de três filhos, formou-se em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 1985, com 22 anos e trabalhando no Polo Petroquímico de Camaçari, foi um dos líderes da primeira grande greve que paralisou o complexo. Também foi diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, entre 1984 e 2000, e diretor da Confederação Nacional dos Químicos, entre 1992 e 1998.

Costa é um dos fundadores do PT na Bahia. Elegeu-se vereador pela cidade de Salvador em 2000, sendo reeleito em 2004. Em janeiro de 2007, Rui Costa assumiu a Secretaria de Relações Institucionais do governo baiano. Deixou a pasta em 2010, ao se eleger deputado federal.

Seu plano de governo para a Bahia inclui medidas de ampliação do atendimento à saúde pública e o fortalecimento da educação — desde a creche até a universidade. Costa também promete fazer um governo com grande valorização da abordagem ambiental e voltado para a estruturação do turismo. O uso da tecnologia da informação na segurança pública e o apoio ao agronegócio e à agricultura familiar também estão entre os principais pontos de seu plano de governo. As informações são da Agência Senado.

(Redação – Agência IN)