As ações da China fecharam em alta nesta quarta-feira, após uma sessão volátil, com ganhos nas ações fotovoltaicas e de novas energias compensando o nervosismo após uma acentuada queda em Wall Street no dia anterior.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,23%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,19%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,07%.
O avanço foi liderado pelas ações fotovoltaicas, com o subíndice que acompanha o setor subindo 4,31%. Enquanto isso, o índice CSI New Energy saltou 3,24%.
“A falta de um único catalisador claro sugere que a cautela dos investidores está sendo impulsionada por uma combinação de incertezas macroeconômicas, incluindo preocupações com as perspectivas de crescimento, negociações em andamento sobre a paralisação do governo nos EUA e maior escrutínio dos gastos de capital em setores-chave”, disse Shier Lee Lim, estrategista-chefe de câmbio e macroeconomia para a região Ásia-Pacífico da Convera.
Alguns operadores afirmaram que o otimismo também foi impulsionado após Pequim confirmar que a China suspenderá as tarifas retaliatórias sobre as importações dos EUA após a reunião dos dois líderes na semana passada, incluindo a suspensão das tarifas sobre produtos agrícolas, mas as importações de soja dos EUA ainda enfrentarão uma tarifa de 13%.
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, afirmou que as restrições comerciais criaram barreiras aos negócios e que Pequim trabalharia para reformar o sistema econômico e comercial global e tornar as regras comerciais mais justas, razoáveis e transparentes.
Desempenho dos Índices Asiáticos
- Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 2,5%, a 50.212 pontos.
- Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,07%, a 25.935 pontos.
- Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,23%, a 3.969 pontos.
- O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,19%, a 4.627 pontos.
- Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 2,85%, a 4.004 pontos.
- Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,42%, a 27.717 pontos.
- Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,14%, a 4.416 pontos.
- Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,13%, a 8.802 pontos.
(Com Reuters)