Ações europeias sofrem queda após relatório de empregos dos EUA - Investimentos e Notícias Ações europeias sofrem queda após relatório de empregos dos EUA - Investimentos e Notícias
Mercado

Ações europeias sofrem queda após relatório de empregos dos EUA

  • 10/01/2025 - 16h00
  • Atualizado 5 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

As ações europeias sofreram a maior queda em três semanas nesta sexta-feira, depois que um relatório robusto sobre empregos nos Estados Unidos alimentou novos temores em relação à inflação e solidificou expectativas de uma abordagem cautelosa em relação aos cortes de juros pelo Federal Reserve.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,84%, a 511,50 pontos, sua baixa mais significativa desde 20 de dezembro, apesar de ter marcado o melhor desempenho semanal em um mês.

O setor imobiliário, que é mais sensível aos juros, foi pressionado e perdeu 1,1%.

A aceleração inesperada no crescimento do emprego nos EUA, juntamente com uma queda na taxa de desemprego para 4,1%, sinalizou um final de ano robusto para o mercado de trabalho norte-americano — deixando para os formuladores de política monetária do Fed o desafio de determinar a necessidade de novos cortes na taxa de juros em uma economia ainda forte.

Operadores agora preveem que o Fed reduzirá os juros em junho e as manterá inalteradas até o fim do ano, conforme indicado pela ferramenta FedWatch da CME.

Essa expectativa de uma postura cautelosa por parte do Fed foi ainda mais consolidada pelos dados mais recentes. Wall Street também abriu em baixa.

Investidores também receberam um novo lote de dados econômicos e de inflação da zona do euro. Os resultados mistos pintaram um quadro incerto, mas foram suficientes para sustentar as expectativas de que o Banco Central Europeu cortará os juros em sua reunião de janeiro.

“De modo geral, a falta de qualquer surpresa negativa importante na impressão da inflação (da zona do euro) pouco altera a opinião de que uma flexibilização gradual adicional na reunião de janeiro é a ação básica apropriada”, disseram eles.

Na sessão, o setor automobilístico subiu 0,5%, impulsionado por um ganho de 3,7% na Mercedes-Benz após os resultados das vendas do quarto trimestre.

Desempenho dos principais índices europeus

  • Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,86%, a 8.248,49 pontos.
  • Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,50%, a 20.214,79 pontos.
  • Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,79%, a 7.431,04 pontos.
  • Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,64%, a 35.090,23 pontos.
  • Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,50%, a 11.720,90 pontos.
  • Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,53%, a 6.299,98 pontos.

Ibovespa

Fechamento Ibovespa: Queda Influenciada por Petrobras (PETR4) e Cosan (CSAN3) em Meio à Desvalorização do Petróleo

O Ibovespa encerrou o dia em baixa, influenciado pela queda das ações da Petrobras, em meio à desvalorização do petróleo no mercado internacional. O índice de referência do mercado acionário brasileiro caiu 0,41%, fechando a 136.550,5 pontos, com um volume financeiro de R$20,48 bilhões. Os Estados Unidos realizaram ataques ao Irã no fim de semana, […]

Mercado

ANP Suspende Programa de Monitoramento dos Combustíveis Devido a Cortes Orçamentários

A agência reguladora do setor de óleo e gás ANP informou em nota nesta segunda-feira que vai suspender seu Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) entre 1º e 31 de julho, dentre outras medidas emergenciais mediante cortes orçamentários. A autarquia ressaltou que vem sofrendo restrições orçamentárias recorrentes nos últimos anos. Segundo a agência, […]

Mercado

Dólar Hoje: Impacto de Conflito no Oriente Médio e Comentários do Fed no Mercado Cambial Brasileiro

A entrada dos Estados Unidos no conflito entre Irã e Israel no Oriente Médio foi absorvida pelos mercados globais nesta segunda-feira sem grandes turbulências, pelo menos por enquanto, o que abriu espaço para a baixa do dólar ante o real nesta segunda-feira. Declarações de autoridade do Federal Reserve favorecendo um possível corte de juros nos […]

Mercado

Wall Street Fecha em Alta com Expectativas de Corte de Juros pelo Fed; Tesla Impulsiona Setor de Consumo Discricionário

Wall Street fechou em alta nesta segunda-feira, conforme perspectivas de corte da taxa de juros pelo Federal Reserve já em julho compensaram temores de que o Irã prejudicará o transporte de petróleo no Oriente Médio. O Dow Jones subiu 0,89%, para 42.581,78 pontos. O S&P 500 ganhou 0,96%, para 6.025,17 pontos. O índice de tecnologia […]