Mercado

Argentina Reduz Temporariamente Impostos sobre Exportações de Grãos

  • 23/01/2025 - 18h42
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

A Argentina, potência agrícola, reduzirá temporariamente os impostos sobre suas exportações de grãos, citando a melhoria da saúde da economia do país.

Os poderosos grupos agrícolas do país têm pressionado por uma redução de impostos para o setor, que, segundo eles, está em uma situação “crítica” devido à seca e aos baixos preços das safras.

O ministro da Economia, Luis Caputo, disse que os impostos de exportação sobre a soja e subprodutos, entre outros, serão reduzidos a partir de segunda-feira e até junho.

“Este é um governo que veio para reduzir os impostos”, disse Caputo.

Reduções de Impostos

  • Os impostos sobre as exportações de soja cairão de 33% para 26%.
  • As alíquotas de impostos sobre os derivados da oleaginosa cairão de 31% para 24,5%.
  • Para o trigo e o milho, os impostos cairão de 12% para 9,5%.

A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja processado, o terceiro maior exportador de milho e um grande produtor de trigo e cevada. Suas colheitas foram afetadas pela falta de chuvas desde o final de dezembro.

O governo do presidente libertário Javier Milei também se livrará permanentemente das exportações de impostos sobre as chamadas economias regionais.

Mercado

Rejeição da Reforma Trabalhista no Senado Colombiano

Um comitê do Senado colombiano rejeitou nesta terça-feira uma reforma trabalhista promovida pelo presidente Gustavo Petro, marcando o mais recente revés nos esforços do líder esquerdista para aprovar a legislação econômica e social que ele prometeu durante a campanha. A reforma trabalhista era uma iniciativa fundamental para Petro, que diz ter um mandato dos eleitores […]

Mercado

Trump demite comissários democratas da FTC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu dois comissários democratas da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) nesta terça-feira, em outro grande teste para a independência das agências reguladoras. Um funcionário da Casa Branca confirmou as demissões dos comissários democratas Alvaro Bedoya e Rebecca Kelly Slaughter depois que elas foram relatadas, […]

Mercado

Arezzo (AZZA3): Acionistas Negam Discussões de Cisão ou Venda de Participação

Os acionistas de referência da Azzas 2154, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, informaram que não há, no momento, qualquer discussão em andamento sobre compra de participação ou sobre cisão ou segregação de negócios da companhia, disse a Azzas na noite desta terça-feira. Segundo fato relevante divulgado pela companhia ao mercado, ao serem indagados sobre notícias […]