Taxa de Juros Neutra da Zona do Euro Aumenta Consideravelmente, Afirma Membro do BCE - Investimentos e Notícias Taxa de Juros Neutra da Zona do Euro Aumenta Consideravelmente, Afirma Membro do BCE - Investimentos e Notícias
Mercado

Taxa de Juros Neutra da Zona do Euro Aumenta Consideravelmente, Afirma Membro do BCE

  • 25/02/2025 - 11h01
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 2 min de leitura

A taxa de juros neutra da zona do euro — que não desacelera nem estimula o crescimento — aumentou “consideravelmente” nos últimos dois anos e não está mais claro que a taxa de 2,75% do Banco Central Europeu esteja restringindo a economia, disse Isabel Schnabel, membro do Conselho do BCE, nesta terça-feira.

O BCE reduziu a taxa de juros cinco vezes desde junho do ano passado e, embora seja provável que haja um corte na próxima semana, as autoridades estão discutindo o quanto mais os juros devem cair quando a inflação ainda está um pouco alta e a economia está enfrentando dificuldades.

Schnabel disse que a fraqueza econômica da zona do euro não se deve a custos de empréstimos excessivamente altos, mas a fatores estruturais, citando uma pesquisa do BCE com bancos e uma recuperação modesta nos empréstimos.

“Está se tornando cada vez mais improvável que as atuais condições de financiamento estejam retendo substancialmente o consumo e o investimento”, disse Schnabel. “O fato de o crescimento permanecer moderado não pode e não deve ser tomado como evidência de que a política monetária está restritiva.”

Os economistas têm estimativas muito diferentes da taxa neutra, mas um documento recente do BCE a colocou na faixa de 1,75% a 2,25%. Schnabel disse que a taxa aumentou “consideravelmente” desde 2022 e mais do que as projeções do mercado sugerem.

Ela disse que isso pode se dever, em parte, a um aumento na oferta de ativos seguros disponíveis, já que os bancos centrais, incluindo o BCE, pararam de acumular títulos públicos, enquanto os países continuaram a emiti-los para financiar seus déficits.

(Com Reuters)

Mercado

Resultados da Moagem de Cana e Vendas de Açúcar e Etanol da Raízen (RAIZ4) no 4º Trimestre da Safra 2024/25

A moagem de cana-de-açúcar pela Raízen somou 700 mil toneladas no quarto trimestre da safra 2024/25, ante o volume de 13,8 milhões de toneladas registrado no terceiro trimestre da safra 2024/45. A produção de açúcar equivalente somou entre 84 mil e 88 mil toneladas no mesmo período, de acordo com relatório preliminar da Raízen divulgado […]

Mercado

Ministra das Finanças do Reino Unido discute Acordo Comercial com os EUA e Desequilíbrios Econômicos Globais

A ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, disse nesta quinta-feira que compartilha com algumas das preocupações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os desequilíbrios na economia mundial, um dia antes de discutir um acordo comercial com seu colega norte-americano. Falando no Fundo Monetário Internacional (FMI), Reeves disse que as tarifas comerciais — […]