Banco Central Europeu deve usar compras de títulos com cautela, diz Klaas Knot - Investimentos e Notícias Banco Central Europeu deve usar compras de títulos com cautela, diz Klaas Knot - Investimentos e Notícias
Mercado

Banco Central Europeu deve usar compras de títulos com cautela, diz Klaas Knot

  • 31/01/2025 - 14h00
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O Banco Central Europeu deve usar as compras de títulos com mais cautela no futuro, devido aos efeitos colaterais onerosos, disse o presidente do banco central holandês, Klaas Knot, nesta sexta-feira, no momento em que o BCE está iniciando uma revisão de sua estratégia.

O BCE comprou trilhões de euros em dívidas ao longo da última década na expectativa de reacender a inflação quando ela estava muito baixa, e ainda restam mais de 4 trilhões de euros em títulos sob sua posse, impactando os preços de mercado anos após o fim da necessidade de estímulo.

Embora a inflação ultrabaixa seja agora uma perspectiva distante, as autoridades podem delinear, como parte da revisão, como responderão a esse cenário, dado o sucesso misto das compras de títulos anteriores.

Knot, o membro mais antigo do Conselho do BCE, argumentou que as compras de títulos, comumente conhecidas como afrouxamento quantitativo, devem ser curtas, mas vigorosas, a fim de causar um impacto imediato nos preços e no sentimento do mercado.

“Minha preferência pessoal nesses casos seria empregar o afrouxamento quantitativo de forma vigorosa quando necessário para evitar riscos deflacionários, mas evitar usá-lo de forma excessivamente persistente, pois acredito que o equilíbrio entre os benefícios e os custos mudará com o tempo”, disse Knot em um discurso em Amsterdã.

Seus comentários ecoam as opiniões expressas por Isabel Schnabel, que anteriormente argumentou que a barra para iniciar o processo deveria ser mais alta do que no passado, uma vez que os títulos só podem ser desfeitos gradualmente e, portanto, distorcerão os preços dos ativos por um longo período.

Knot também disse que as compras de títulos são mais eficazes quando a inflação está muito abaixo da meta, e que a justificativa para sua aplicação desaparece quando a inflação se aproxima da meta.

“O afrouxamento quantitativo não tem sido muito eficaz no ajuste fino da inflação. Ao mesmo tempo, as compras de ativos têm possíveis efeitos colaterais, como preços de ativos inflados, má alocação de recursos e riscos para o balanço patrimonial do banco central.”

Mercado

Previsões de Recessão nos EUA Aumentam com Tarifas e Incertezas Econômicas

Uma política tarifária agressiva dos Estados Unidos provocará uma desaceleração significativa na economia norte-americana neste ano e no próximo, com a probabilidade média de recessão nos próximos 12 meses se aproximando de 50%, de acordo com economistas consultados. Uma pausa repentina de 90 dias nas tarifas recíprocas sobre parceiros comerciais imposta pelo presidente Donald Trump […]

Mercado

Hyundai Motor Suspende Produção de Veículos Elétricos na Coreia do Sul Devido à Baixa Demanda e Tarifas dos EUA

A Hyundai Motor planeja suspender temporariamente a produção de alguns de seus veículos elétricos na Coreia do Sul devido à baixa demanda e às tarifas de importação dos Estados Unidos, publicou a agência de notícias sul-coreana Yonhap nesta quinta-feira, citando fontes do setor. A montadora sul-coreana deve interromper as operações em algumas linhas de produção […]