Mercado

Banco digital N26 encerra definitivamente atividades no Brasil

  • 07/12/2023 - 17h10
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 3 min de leitura

O N26 anunciou que não vai mais operar no Brasil. Com isso, a partir desta quinta-feira, 7, os cartões dos clientes do banco começarão a ser cancelados.

Quem possui dinheiro em conta terá o prazo até o dia 18 de dezembro para retirar o montante. Inclusive, segundo o N26, o aplicativo continuará funcionando normalmente por um certo período, até que usuários consigam transferir seus valores para outras instituições, além de também pagarem suas faturas.

Para quem não se lembra, o app foi disponibilizado em 2021 para uma lista de clientes em espera no país. Porém, ele nem chegou a ser lançado para o público em geral.

Segundo a empresa, de agora em diante, o foco de sua atuação serão os mercados europeus. O banco decidiu voltar seus esforços à Europa devido ao público aderir melhor ao portfólio de serviço oferecido.

Atualmente, o N26 conta com mais de 8 milhões de clientes, divididos entre 24 países.

No Brasil, a companhia de origem alemã operava sob uma licença de sociedade de crédito direto (SCD), que permite a concessão de crédito, mas não a captação de depósitos.

Em relação aos funcionários do banco, de acordo com a entidade, os colaboradores da operação brasileira poderão se candidatar a vagas em aberto nas unidades europeias.

Vale lembrar que, desde sua criação em 2013, o banco digital já levantou US$ 1,8 bilhão (o equivalente a R$ 8,8 bilhões) em recursos através de investidores privados.

Operação no Brasil

No Brasil, a ideia do N26 foi criar uma “fincare”, ou seja, uma fintech que ajuda os clientes a tomarem conta da própria vida financeira. Dentro dos serviços e produtos ofertados, havia a categoria de consultoria virtual, além de uma ferramenta de separação de recursos em diferentes pastas de acordo com objetivos da pessoa. A função é a mesma que outros bancos conhecidos oferecem, como é o caso do Nubank e do PicPay.

Os clientes que possuem faturas em aberto, precisam pagá-las normalmente. Já as faturas que ficarem em aberto depois do fechamento do app, terão a cobrança enviada via e-mail, devendo o pagamento ser realizado por meio de boletos. Já os juros, multas e negativações continuarão ocorrendo normalmente, mesmo após o encerramento da empresa no Brasil.

A companhia informou que depois do dia 18 deste mês, o aplicativo funcionará apenas com uma tela que direcionará os usuários para um formulário de solicitação de retirada do dinheiro.

Lembrando que este processo será muito mais complicado e burocrático, podendo demorar até 10 dias úteis para acontecer. Com isso, o N26 alerta para que seus clientes façam a retirada dos valores da conta o mais breve possível.

Mercado

China Anuncia Plano de Ação para Impulsionar Consumo Interno

O Conselho de Estado da China revelou neste domingo o que chamou de “plano de ação especial” para impulsionar o consumo interno, apresentando medidas que incluem o aumento da renda das famílias e o estabelecimento de um subsídio para cuidados infantis. O plano surge após os níveis de demanda do consumidor na China sofrerem vários […]

Mercado

EUA Consideram Novos Acordos Comerciais Após Tarifas

Depois que os Estados Unidos impuserem tarifas aos seus principais parceiros, será possível iniciar negociações bilaterais com os países sobre novos acordos comerciais, disse neste domingo o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou na quinta-feira aplicar uma tarifa de 200% sobre as importações de vinho, conhaque e outras […]