Bancos digitais disparam em aumento de novos clientes em 2023 Bancos digitais disparam em aumento de novos clientes em 2023
Mercado

Bancos digitais disparam em aumento de novos clientes em 2023

  • 26/01/2024 - 17h03
  • Atualizado 10 meses atrás
  • 2 min de leitura

O Nubank foi considerado o banco que mais ganhou clientes no Brasil em 2023. Os dados foram apurados pelo Banco Central, por meio do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e pelo Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), que indicaram a instituição, entre os 15 principais bancos e instituições financeiras, como a empresa que mais conquistou novos usuários.

De acordo com o levantamento, o número de clientes do Nubank passou de 69,08 milhões em 2022 para 86,11 milhões no ano passado, o que representa um aumento de cerca de 17 milhões de clientes.

Com a novidade, há uma virada notável no cenário bancário brasileiro. Isso porque, o Nubank passou a figurar entre os maiores bancos do país, sendo que no terceiro trimestre de 2022, a empresa ultrapassou o Santander Brasil.

O crescimento significativo seguiu até o segundo trimestre de 2023, quando o banco digital consolidou sua posição, ao superar o Banco do Brasil (BB). Com isso, a instituição passou a ficar atrás apenas de gigantes tradicionais como a Caixa Econômica Federal, que lidera o ranking com 152,4 milhões de clientes, seguida pelo Bradesco, com 105,8 milhões, e o Itaú, com 100,7 milhões.

Os números apontam que essa recente realidade reflete o impacto significativo que os novos modelos de negócios exercem sobre a dinâmica do setor financeiro do país.

Banco Neon

Ainda sobre este cenário, o banco Neon também vem se destacando em relação ao crescimento proporcional, abraçando uma alta de 33,5% em sua base de clientes.

Tal desempenho não apenas explicita a crescente relevância dos serviços bancários digitais, mas também posiciona a Neon como um importante protagonista no segmento.

Vale lembrar, que além da Neon, outros bancos digitais também conquistaram posições de destaque entre os maiores crescimentos. O Banco Inter, por exemplo, registrou um crescimento de 25,6%, o C6 Bank obteve 23,8%, enquanto o Mercado Pago somou 18,7% de aumento.

Os nomes compõem o grupo seleto de instituições financeiras que têm se destacado na era digital.

Mercado

Banco do Brasil (BBAS3) Prevê Inflexão na Inadimplência do Agronegócio em 2026 e Anuncia Renegociação de Dívidas

O Banco do Brasil espera um ponto de inflexão na inadimplência do agronegócio a partir do começo do próximo ano, na esteira de uma série de ajustes e medidas que vêm sendo adotadas para tratar um dos principais detratores dos resultados do banco nos últimos trimestres. “Pretendemos mostrar já uma inflexão a partir do primeiro […]