BCE Avalia Manter Taxa de Juros com Desaceleração da Inflação na Zona do Euro - Investimentos e Notícias BCE Avalia Manter Taxa de Juros com Desaceleração da Inflação na Zona do Euro - Investimentos e Notícias
Mercado

BCE Avalia Manter Taxa de Juros com Desaceleração da Inflação na Zona do Euro

  • 02/04/2025 - 11h20
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

O membro do Banco Central Europeu Robert Holzmann disse que não há razão para cortar ainda mais a taxa de juros, uma vez que ela não está mais restringindo o crescimento econômico na zona do euro e a inflação continua desacelerando como esperado.

Em uma entrevista, Holzmann exaltou os dados publicados na terça-feira, que mostraram que a inflação da zona do euro, inclusive no setor de serviços, desacelerou no mês passado.

Os dados fomentaram as apostas em um sexto corte consecutivo da taxa de juros na próxima reunião do BCE, em abril, o que reduziria a taxa de depósito de 2,5% para 2,25%.

Mas Holzmann, que foi o único a discordar do mais recente corte de juros pelo BCE em março, expressou cautela, argumentando que a economia não precisa ser estimulada.

“Presumimos que a inflação cairia”, disse o presidente do banco central da Áustria. “Como estamos neutros e a inflação está convergindo para a meta, não há razão para nos tornarmos acomodatícios.”

O BCE estima que a taxa neutra, que não sufoca nem estimula o crescimento econômico, esteja em uma faixa entre 1,75% e 2,25%, mas há uma incerteza considerável sobre se essa taxa pode ser estimada com alguma precisão.

O crescimento dos preços ao consumidor nos 20 países que compartilham o euro diminuiu para 2,2% em março, um pouco acima da meta de 2% do BCE, de 2,3% em fevereiro, graças a uma grande queda nos custos de energia e à desaceleração da inflação de serviços.

(Com Reuters)

Mercado

XP Reporta Crescimento de 12% no Lucro Líquido Ajustado do Terceiro Trimestre e Anuncia Recompra de Ações e Dividendos

A XP teve lucro líquido ajustado de R$1,33 bilhão no terceiro trimestre, alta de 12% sobre o resultado positivo do mesmo período do ano passado, segundo números divulgados nesta segunda-feira pela companhia. Uma das principais provedoras de produtos e serviços financeiros no Brasil, a empresa teve captação líquida no período de R$29 bilhões, abaixo dos […]

Mercado

Contratos Futuros de Trigo e Soja Atingem Altas Históricas com Compras Técnicas e Demanda Chinesa

Os contratos futuros do trigo negociados na bolsa de Chicago atingiram nesta segunda-feira seu nível mais alto desde julho, devido a compras técnicas e cobertura de posições vendidas, segundo analistas. O suporte dos fortes ganhos nos futuros da soja também ajudou a elevar os futuros do trigo. Os suprimentos globais de trigo são considerados amplos. […]