Mercado

Bolsa Família começa operação de recadastramento para identificar fraudes

  • 17/01/2023 - 18h19
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 2 min de leitura

O recadastramento das famílias do Bolsa Família começará em breve. Segundo informações do ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), os agendamentos terão início com um grupo de 2,5 milhões de pessoas, que estão sob investigações de fraudes e irregularidades.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, já havia anunciado em dezembro que a equipe do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha pedido a exclusão de 2,5 milhões de famílias do Auxílio Brasil à equipe de transição de governo, indicando que essas famílias teriam sido incluídas de maneira irregular no programa. Com isso, o recadastramento para o Bolsa Família começará a partir deste grupo.

De acordo com o novo governo de Lula, o grupo é ainda maior, com cerca de 10 milhões de famílias. No entanto, esses primeiros 2 milhões terão prioridade máxima, seguindo com os demais cadastrados até o fim do processo.

Além disso, o governo também deverá começar a pagar o adicional de R$ 150 por criança até 6 anos em março, seguindo o plano dos primeiros 100 dias apresentado pela pasta.

Vale lembrar que na semana passada, o ministro Wellington Dias anunciou o programa “Busca Ativa”, que atualizará o cadastro dos beneficiários do “Bolsa Família”. Dias afirma que o plano foi aprovado pelo presidente Lula e será realizado em parceria com Estados e municípios por meio de repasse de recursos para viabilizar a operação.

Ainda segundo o ministro, a atualização tem como objetivo incluir pessoas que realmente precisam da ajuda para a lista de beneficiários, ou seja, pessoas que em todas as regiões do Brasil têm direito ao Bolsa Família, mas ficaram de fora por algum motivo.

Mercado

Mercados Asiáticos Fecham Mistos com Tensões Comerciais e Ganhos no Setor Automotivo em Hong Kong

As ações da China devolveram ganhos iniciais e fecharam praticamente estáveis nesta quarta-feira, pressionadas por preocupações persistentes sobre uma possível escalada nas tensões comerciais globais, enquanto as ações do setor automotivo impulsionaram o mercado de Hong Kong. No fechamento, o índice de Xangai teve perda de 0,04%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores […]

Mercado

Banco do Japão Considera Aumento de Juros Diante de Inflação Impulsionada por Custos de Alimentos

O Banco do Japão precisa elevar a taxa de juros se os aumentos persistentes nos custos dos alimentos levarem a uma inflação generalizada, disse o presidente do banco central, Kazuo Ueda, nesta quarta-feira, sinalizando a determinação de continuar a retirar o apoio monetário. Ueda disse que a recente inflação “muito alta” do Japão foi impulsionada […]

Mercado

Governo Brasileiro Adia Plano de Taxar Big Techs

O governo brasileiro decidiu colocar em compasso de espera o já anunciado plano de taxar big techs, projeto que deve permanecer na gaveta por ora apesar de estar pronto, sob receio de que a iniciativa possa ser encarada como resposta às políticas tarifárias do presidente norte-americano Donald Trump, disseram duas fontes com conhecimento do assunto. […]