Os ministros das Finanças da União Europeia forneceram o apoio formal nesta sexta-feira para que a Bulgária adote o euro, abrindo caminho para que o país se torne o 21º membro da zona do euro a partir de 1º de janeiro de 2026.
O apoio dos ministros segue as avaliações positivas da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu sobre a prontidão do país. A adoção também será endossada pelos líderes do bloco em uma cúpula em Bruxelas no dia 26 de junho.
A taxa de câmbio pela qual o lev búlgaro será convertido em euro será definida pelos ministros das Finanças da UE em sua reunião no início de julho, dando à Bulgária seis meses para preparar a transição técnica para o início do próximo ano.
A Bulgária tem se esforçado em mudar seu lev para o euro desde que entrou para a UE em 2007.
Porém, depois de tanto tempo de espera, muitos búlgaros perderam o entusiasmo inicial, com 50% agora céticos em relação ao euro, de acordo com uma pesquisa do Eurobarometer em maio. Alguns búlgaros temem que a mudança aumente os preços.
A adoção do euro pela Bulgária ocorrerá três anos após a mais recente expansão da zona do euro, quando a Croácia aderiu ao grupo em 2023.
Países da UE fora da zona do euro
- Suécia
- Polônia
- República Tcheca
- Hungria
- Romênia
- Dinamarca
Nenhum deles tem planos imediatos de adotar o euro, seja por motivos políticos ou porque não atendem aos critérios econômicos exigidos.
(Com Reuters)