Caminhoneiros e taxistas recebem última parcela de auxílio Caminhoneiros e taxistas recebem última parcela de auxílio
Mercado

Caminhoneiros e taxistas recebem última parcela de auxílio do Governo

  • 06/12/2022 - 16h58
  • Atualizado 10 meses atrás
  • 2 min de leitura

Os caminhoneiros e taxistas receberão no próximo sábado, 10, a última parcela dos auxílios para as categorias de até R$ 1 mil, liberados pelo Governo Federal. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o benefício será depositado em conta da poupança digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem.

São cerca de 680 mil cidadãos contemplados com o benefício, depositado em uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica em nome do beneficiário. Mas, é preciso se atentar, pois os valores devem ser movimentados em um prazo de até 90 dias.

O montante foi liberado mediante a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), apelidada de PEC dos Auxílios. A proposta foi aprovada em julho de 2022 pelo Congresso Nacional. No entanto, os programas foram concedidos em caráter temporário, o que significa que os pagamentos serão realizados apenas até este mês de dezembro.

Caminhoneiros

O auxílio para caminhoneiros é chamado de BEm Caminhoneiro (Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga). A última parcela será depositada dia 10 para os caminhoneiros autônomos cadastrados no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas).

Vale lembrar, que é preciso manter a inscrição no cadastro ativa para que o auxílio seja transferido, além da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CPF do condutor também estarem atualizados.

Até o momento não se sabe exatamente quantos caminhoneiros serão contemplados, já que o processamento das informações para identificação dos trabalhadores elegíveis é feito entre 30 de novembro e 6 de dezembro pela Dataprev.

Taxista

Já o Auxílio Taxista varia de acordo com a quantidade de profissionais cadastrados nas prefeituras. O valor da parcela também é de até R$ 1 mil e será pago aos motoristas de táxi registrados nas prefeituras até 28 de novembro.

Cabe aos municípios enviar essas informações ao Governo Federal para validar os pagamentos a quem tem direito.

Quem tiver dúvidas, basta entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para saber se as informações foram encaminhadas ao Ministério do Trabalho corretamente.

De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, somente no mês passado, mais de 295 mil taxistas receberam o auxílio, enquanto 382 mil caminhoneiros também foram contemplados com a ajuda financeira.

Mercado

Ibovespa Oscila com Pressão da Vale (VALE3) e Resultados Corporativos; Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) em Destaque

O Ibovespa titubeava nesta sexta-feira, pressionado principalmente pelas ações da Vale, enquanto agentes financeiros repercutem uma nova bateria de resultados corporativos, mas ainda a caminho de mais um ganho semanal. Por volta de 10h10, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, cedia 0,06%, a 157.063,68 pontos, mas, na semana, acumula alta de 1,95% – a […]

Mercado

EUA Consideram Isenções Tarifárias para Produtos Não Produzidos Internamente Após Acordos Comerciais com Países Latino-Americanos

O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, disse nesta sexta-feira que o presidente norte-americano, Donald Trump, está pronto para cumprir as promessas de conceder isenções tarifárias a alguns alimentos e outros produtos que não são produzidos nos EUA. Greer disse à CNBC em uma entrevista ao vivo que existem algumas “microáreas” de comércio de […]

Mercado

Plano do ONS para Restringir Geração de Pequenas Usinas Envolve CPFL Paulista (CPFE3) e Cemig (CMIG4) em Meio a Riscos de Desequilíbrios no Sistema Elétrico Brasileiro

O plano do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para restringir a geração de pequenas usinas, em meio a riscos cada vez maiores de desequilíbrios no sistema elétrico brasileiro, envolve empreendimentos ligados às redes das distribuidoras CPFL Paulista, Cemig e mais dez empresas, segundo documento do órgão enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). […]