Mercado

China se prepara para recorde de importações de soja no segundo trimestre

  • 13/03/2025 - 08h42
  • Atualizado 6 dias atrás
  • 4 min de leitura

A China está prestes a receber um recorde de importações de soja no segundo trimestre, disseram traders e analistas, depois que o atraso nos embarques brasileiros e a lentidão nos desembaraços alfandegários causaram um aperto no fornecimento que forçou vários processadores a interromper suas operações.

A expectativa é de que o maior comprador mundial de soja importe um recorde de 31,3 milhões de toneladas da oleaginosa no período de abril a junho, aliviando a pressão sobre a oferta devido a chegadas menores esperadas para março, de acordo com a média das previsões de cinco tradings e casas de pesquisa.

Isso representa um aumento de aproximadamente 4,6% em relação às 29,91 milhões de toneladas importadas durante o segundo trimestre do ano passado, à medida que os grãos recém-colhidos da safra abundante do Brasil fluem para a China.

“Os preços da soja da América do Sul, especialmente da soja brasileira da nova safra, estão mais atraentes do que os de sua contraparte, já que as esmagadoras chinesas compraram volumes bastante grandes de soja brasileira da nova safra”, disse Cheang Kang Wei, vice-presidente assistente da StoneX em Cingapura.

O recente aperto na oferta da China se deve ao fato de os compradores evitarem os grãos dos EUA em meio a preocupações com uma guerra comercial com Washington, além de atrasos na colheita do Brasil, o maior produtor mundial de soja.

Pequim retaliou na semana passada contra as novas tarifas dos EUA, aumentando as taxas sobre US$21 bilhões em produtos agrícolas norte-americanos, incluindo a soja.

“A escassez de soja durante esse período tem sido mais generalizada e grave, levando um número crescente de fábricas de soja em todo o país a interromper as operações”, disse Liu Jinlu, pesquisador agrícola da Guoyuan Futures.

Queda nas importações de março

  • As importações de soja em março devem diminuir para uma mínima de cinco anos de 5,27 milhões de toneladas, de acordo com a StoneX.
  • As empresas chinesas importaram um recorde de 105 milhões de toneladas de soja em 2024, mas as altas taxas de esmagamento para atender à demanda de ração para gado e a estocagem antes da posse do presidente dos EUA, Donald Trump, em janeiro, reduziram os estoques.
  • De acordo com dados da consultoria Mysteel, os estoques de soja nos portos chineses diminuíram para 4 milhões de toneladas até 7 de março, uma redução de 600.700 toneladas em relação à semana anterior e de 892.500 toneladas em relação ao mesmo período do ano passado.
  • “Os estoques de farelo de soja estão bastante apertados, o que se reflete nos preços, mas esperamos que a situação melhore a partir de abril”, disse um trader de oleaginosas em Cingapura. “Os preços dos produtos de soja ficarão sob pressão.”
  • O esmagamento de soja em março está previsto em 5,84 milhões de toneladas, uma queda de 10,1% em relação a fevereiro e de 19,1% em relação ao ano anterior, disse Cheang, da StoneX.
  • A oferta restrita elevou as margens de esmagamento no centro de processamento de Rizhao para mais de 450 iuanes (US$62,19) por tonelada.
  • Um ritmo mais lento de liberação alfandegária nos portos chineses contribuiu para a redução da oferta.
  • Nos últimos anos, a China aumentou a taxa de inspeções de qualidade das cargas de soja importadas, aumentando o tempo de liberação e atrasando a descarga em meio ao aumento das importações da semente oleaginosa. Algumas remessas do porto para as usinas de esmagamento podem levar de 20 a 25 dias, em vez dos 15 dias normais, disse um trader com sede na China.

(Com Reuters)

Mercado

Rejeição da Reforma Trabalhista no Senado Colombiano

Um comitê do Senado colombiano rejeitou nesta terça-feira uma reforma trabalhista promovida pelo presidente Gustavo Petro, marcando o mais recente revés nos esforços do líder esquerdista para aprovar a legislação econômica e social que ele prometeu durante a campanha. A reforma trabalhista era uma iniciativa fundamental para Petro, que diz ter um mandato dos eleitores […]

Mercado

Trump demite comissários democratas da FTC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu dois comissários democratas da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) nesta terça-feira, em outro grande teste para a independência das agências reguladoras. Um funcionário da Casa Branca confirmou as demissões dos comissários democratas Alvaro Bedoya e Rebecca Kelly Slaughter depois que elas foram relatadas, […]

Mercado

Arezzo (AZZA3): Acionistas Negam Discussões de Cisão ou Venda de Participação

Os acionistas de referência da Azzas 2154, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, informaram que não há, no momento, qualquer discussão em andamento sobre compra de participação ou sobre cisão ou segregação de negócios da companhia, disse a Azzas na noite desta terça-feira. Segundo fato relevante divulgado pela companhia ao mercado, ao serem indagados sobre notícias […]