Bons volumes de chuvas previstos para diversas regiões produtoras do Brasil devem dar fôlego nesta semana ao início do plantio da soja da safra 2025/26, afirmou a consultoria AgRural nesta segunda-feira.
Até a última quinta-feira, o plantio de soja havia alcançado 0,9% da área estimada no país, contra 0,1% na semana anterior, igualando o mesmo percentual registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados da empresa.
“O ritmo segue puxado pelo Paraná, com Rondônia, Mato Grosso e São Paulo aparecendo na sequência”, disse a AgRural em nota.
A consultoria destacou que as chuvas trazidas pela primavera devem melhorar as condições dos campos nos próximos dias.
Agricultores brasileiros devem semear soja em uma área estimada de 49,08 milhões de hectares, projetou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em estudo na semana passada.
A agência estatal também previu uma produção recorde de 177,67 milhões de toneladas na temporada 2025/26, acima dos 171,47 milhões de toneladas da temporada anterior.
Algumas consultorias privadas estimam que a próxima safra de soja do Brasil ficará mais próxima de 180 milhões de toneladas.
O agrometeorologista da Rural Clima Marco Antonio dos Santos espera que uma frente fria leve chuvas para o Brasil Central, onde “corredores de umidade” são visíveis nos modelos, neste início de primavera.
Em um boletim diário, Santos afirmou, contudo, que as chuvas serão irregulares entre 20 de setembro e 10 de outubro nas principais regiões produtoras de grãos.
“A primavera começa com chuvas, depois dão uma trégua, ficam só aquelas famosas pancadas, volta a chover no final da primeira semana de outubro, aí as chuvas engrenam de novo”, disse Santos.
Plantio de Milho
O plantio da primeira safra de milho 2025/26, o milho verão, chegou a 25% da área estimada no centro-sul do Brasil até o dia 18, ante 17% na semana anterior e 26% no mesmo período da temporada passada.
Segundo a AgRural, os trabalhos seguem acelerados nos três Estados da Região Sul, onde o clima continua favorável.
(Com Reuters)