Crescimento da Atividade Industrial nos EUA em Janeiro - Investimentos e Notícias Crescimento da Atividade Industrial nos EUA em Janeiro - Investimentos e Notícias
Mercado

Crescimento da Atividade Industrial nos EUA em Janeiro

  • 03/02/2025 - 12h40
  • Atualizado 5 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

A atividade industrial dos Estados Unidos cresceu pela primeira vez em mais de dois anos em janeiro, devido aos fortes números de pedidos, mas uma medida dos preços pagos pelas fábricas por matérias-primas aumentou, e mais altas são prováveis depois que o presidente Donald Trump impôs tarifas sobre produtos de Canadá e México no fim de semana.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou nesta segunda-feira que seu PMI de manufatura subiu para 50,9 no mês passado, a leitura mais alta desde setembro de 2022, de 49,2 em dezembro.

Esta foi a primeira vez desde outubro de 2022 que o PMI subiu acima da marca de 50, indicando crescimento no setor manufatureiro, que responde por 10,3% da economia. Economistas consultados previam que o PMI subiria para 49,8.

A recuperação, provavelmente impulsionada em parte pela esperança de cortes de impostos, poderá ter vida curta, já que se espera que as tarifas aumentem os custos das matérias-primas e distorçam as cadeias de suprimentos. No sábado, Trump impôs tarifas de 25% sobre produtos canadenses e mexicanos, que devem entrar em vigor na terça-feira.

A manufatura foi prejudicada pelo fato do Federal Reserve ter elevado a taxa de juros em 2022 e 2023 para controlar a inflação. O banco central dos EUA iniciou seu ciclo de afrouxamento monetário em setembro, reduzindo os juros em 100 pontos-base antes de fazer uma pausa em janeiro em meio à incerteza sobre o impacto econômico das políticas do governo.

Detalhes do Relatório ISM

  • O subíndice de novos pedidos da pesquisa ISM saltou de 52,1 em dezembro para 55,1 no mês passado.
  • A produção nas fábricas também aumentou.
  • A medida de preços pagos pelos fabricantes atingiu uma máxima de oito meses de 54,9, de 52,5 em dezembro.
  • As importações cresceram, sugerindo que os fabricantes estavam antecipando o carregamento de materiais antes das tarifas.
  • O nível de emprego nas fábricas se expandiu pela primeira vez desde maio, com o índice de empregos no setor se recuperando para 50,3, em comparação com 45,4 em dezembro.

Ibovespa

Fechamento Ibovespa: Queda de 1,31% com Impacto nas Ações do Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), Magazine Luiza (MGLU3) e Embraer (EMBR3) devido a Tarifas dos EUA

O Ibovespa encerrou o dia em baixa, influenciado pela ameaça do presidente dos Estados Unidos de aumentar as tarifas comerciais contra o Brasil. As ações de grandes empresas contribuíram para um movimento de realização de lucros. Após o fechamento do mercado, foi anunciada uma tarifa de 50% para produtos brasileiros. O Ibovespa, principal índice do […]

Mercado

Nvidia (NVDA) Alcança Valuation de US$4 Trilhões e Impulsiona Alta em Wall Street

Os índices de Wall Street fecharam em alta nesta quarta-feira, com o índice de tecnologia Nasdaq na liderança, conforme a Nvidia atingiu brevemente uma “valuation” de US$4 trilhões e a ata da reunião do Federal Reserve alimentou esperanças de que as pressões inflacionárias das tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump, não inviabilizarão cortes na taxa […]