Mercado

CVM lança Calculadora do Investidor para todos os cidadãos brasileiros

  • 22/03/2023 - 16h55
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 3 min de leitura

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou uma nova ferramenta que promete facilitar a vida dos investidores na hora dos cálculos. A chamada Calculadora do Investidor serve para qualquer cidadão, até mesmo para quem não tem familiaridade alguma ou dificuldades com matemática financeira.

Segundo a instituição, o recurso tem o intuito de facilitar e agilizar o processo de contas, universalizando a real compreensão da vida financeira da pessoa. Ou seja, com o aplicativo, será possível realizar cálculos simples e rápidos para simulações de aposentadoria, financiamentos, empréstimos, fluxos de caixa e muito mais.

A novidade terá funções que somam diretamente alguns benefícios, conforme abaixo:

  • Orçamento familiar: cálculo de receita x despesa, com possibilidade de separar por tipos de gastos.
  • Somatórias: cálculo que permite separar, por exemplo, conta de restaurante por pessoa e considerar os 10% de cada uma.
  • Simulador de financiamentos: Price (curto e médio prazo, como a compra de um carro ou empréstimos bancários) e SAC (longo prazo, como a compra de uma casa).
  • Simulador de aposentadoria e renda perpétua.
  • Cálculo para variáveis financeiras em regime de juros compostos.
  • Cálculo para taxa interna de retorno (TIR) e valor presente líquido (VPL).

Empreendedores

Além dessas tarefas, há também outras funções disponíveis para cálculos de fluxo de caixa e fluxo de caixa descontado.

Segundo Thiago Salinas, analista da Superintendência de Proteção e Orientação ao Investidor da CVM, isto é fundamental para quem está iniciando seu primeiro negócio, pois “a função de fluxo de caixa será muito valiosa para pequenos e médios empreendedores que estiverem começando”.

Vale lembrar que, em 2021, a CVM firmou o compromisso de oferecer educação financeira a 500 mil professores, o que atingirá cerca de 25 milhões de alunos. Além disso, o serviço também será direcionado aos beneficiários do Auxílio Brasil, podendo chegar a 45 milhões de brasileiros.

A partir desse propósito, o órgão desenvolveu a Calculadora, projetada para o uso cotidiano e escolar.

“Será um pilar para os desafios educacionais que temos pela frente – entre eles, o Curso de Matemática Financeira para Professores, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Educação [MEC]”, explicou Salinas.

Quem quiser conferir a nova ferramenta, basta baixar o app, que não precisa de internet para funcionar, visto que uma vez instalado, ele poderá ser utilizado mesmo em sistema offline.

Mercado

Rejeição da Reforma Trabalhista no Senado Colombiano

Um comitê do Senado colombiano rejeitou nesta terça-feira uma reforma trabalhista promovida pelo presidente Gustavo Petro, marcando o mais recente revés nos esforços do líder esquerdista para aprovar a legislação econômica e social que ele prometeu durante a campanha. A reforma trabalhista era uma iniciativa fundamental para Petro, que diz ter um mandato dos eleitores […]

Mercado

Trump demite comissários democratas da FTC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu dois comissários democratas da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) nesta terça-feira, em outro grande teste para a independência das agências reguladoras. Um funcionário da Casa Branca confirmou as demissões dos comissários democratas Alvaro Bedoya e Rebecca Kelly Slaughter depois que elas foram relatadas, […]

Mercado

Arezzo (AZZA3): Acionistas Negam Discussões de Cisão ou Venda de Participação

Os acionistas de referência da Azzas 2154, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, informaram que não há, no momento, qualquer discussão em andamento sobre compra de participação ou sobre cisão ou segregação de negócios da companhia, disse a Azzas na noite desta terça-feira. Segundo fato relevante divulgado pela companhia ao mercado, ao serem indagados sobre notícias […]