Demanda Resiliente Impulsiona Preços do Minério de Ferro Apesar de Dados Econômicos Fracos da China - Investimentos e Notícias Demanda Resiliente Impulsiona Preços do Minério de Ferro Apesar de Dados Econômicos Fracos da China - Investimentos e Notícias
Mercado

Demanda Resiliente Impulsiona Preços do Minério de Ferro Apesar de Dados Econômicos Fracos da China

  • 20/05/2025 - 08h01
  • Atualizado 6 meses atrás
  • 3 min de leitura

Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta terça-feira em meio à demanda resiliente de curto prazo para o ingrediente de fabricação de aço, embora os ganhos tenham sido limitados por dados econômicos moderados da China, principal mercado consumidor de minério.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,28%, a 725 iuanes (US$100,39) a tonelada.

O minério de ferro de referência de junho na Bolsa de Cingapura subia 0,15%, a US$99,6 a tonelada.

“A produção das empresas chinesas de mineração de minério de ferro continuou a aumentar na semana passada, com a retomada das operações em mais minas”, disse a consultoria Mysteel.

Dados de Produção e Demanda

  • O volume total de concentrado de minério de ferro produzido aumentou 2% em relação à semana anterior, atingindo 498.800 toneladas por dia em média, de acordo com dados da Mysteel.
  • A produção de ferro gusa, normalmente usada para medir a demanda de minério de ferro, caiu 0,35% em relação ao mês anterior, para 2,45 milhões de toneladas, disse a corretora Everbright Futures.
  • Embora a produção de metais quentes tenha caído ligeiramente em relação ao mês anterior, a produção ainda é relativamente alta, e a demanda por aço na indústria continua a crescer, disse a corretora Galaxy Futures.
  • Do lado da oferta, os embarques de minério de ferro dos principais produtores, Austrália e Brasil, aumentaram 9,53% em relação ao mês anterior, para 33,48 milhões de toneladas, disse a corretora Hexun Futures em uma nota.

De modo geral, o sentimento de mercado também foi prejudicado pela desaceleração do crescimento da produção industrial da China e pelos números das vendas no varejo, que não atenderam às expectativas, enquanto a estagnação dos preços das casas novas continuou.

A produção de aço bruto da China em abril caiu 7% em relação a março, embora os volumes produzidos ainda estivessem razoavelmente altos, mostraram dados na segunda-feira.

Enquanto isso, as ações da China e de Hong Kong subiram amplamente na terça-feira, com o sentimento do mercado melhorando depois que a China cortou as principais taxas de empréstimo pela primeira vez desde outubro.

(Com Reuters)

Mercado

Ibovespa Cai com Expectativas Econômicas dos EUA; Destaque para Rumo (RAIL3), Cosan (CSAN3), Raízen (RAIZ4), Hapvida (HAPV3) e Embraer (EMBR3)

O Ibovespa caía nesta segunda-feira, em linha com os mercados globais enquanto agentes financeiros se preparam para o retorno das divulgações de dados econômicos dos Estados Unidos durante a semana após o fim da paralisação do governo norte-americano. Às 11h04, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, caía 0,33%, a 157.223,03 pontos, com os setores […]

Mercado

Rumo (RAIL3) Prevê Forte Demanda de Transporte em 2026 com Estoques de Milho e Plantio Antecipado de Soja

A transportadora ferroviária Rumo espera para 2026 um nível de frete semelhante ao patamar da segunda metade deste ano, vendo um início de ano com demanda forte por alto volume de estoque de passagem de milho e semeadura antecipada de soja, afirmaram executivos da companhia nesta segunda-feira. “Vemos como base patamares similares de preços ao […]