Mercado

Departamento de Comércio dos EUA Considera Novas Regras para Drones Chineses

  • 02/01/2025
Escrito por: Reuters

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos disse nesta quinta-feira que está considerando novas regras sobre drones chineses que os restringiriam ou proibiriam nos EUA, citando preocupações com a segurança nacional.

O departamento afirmou que receberá comentários públicos até 4 de março sobre possíveis regras para proteger a cadeia de suprimentos de drones, afirmando que as ameaças de China e Rússia “podem oferecer aos nossos adversários a capacidade de acessar e manipular remotamente esses dispositivos, expondo dados confidenciais dos EUA”.

A China é responsável pela grande maioria das vendas de drones comerciais dos EUA.

Em setembro, a secretária de Comércio, Gina Raimondo, disse que o departamento poderia impor restrições semelhantes àquelas que efetivamente proibiriam a entrada de veículos chineses nos Estados Unidos, e que o foco seria em drones com equipamentos, chips e software chineses e russos.

Ela afirmou em novembro que espera finalizar as regras sobre os veículos chineses até 20 de janeiro.

A decisão de redigir novas regras que restrinjam ou proíbam os drones chineses será tomada pelo governo do presidente eleito Donald Trump, que assumirá o cargo em 20 de janeiro.

Washington tomou uma série de medidas para reprimir os drones chineses no último ano.

No mês passado, o atual presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou uma lei que pode proibir a DJI e a Autel Robotics, sediadas na China, de vender novos modelos de drones nos EUA. Uma agência norte-americana não especificada deve determinar, dentro de um ano, se os drones da DJI ou da Autel Robotics representam riscos inaceitáveis à segurança nacional.

A DJI, maior fabricante de drones do mundo e que vende mais da metade de todos os drones comerciais dos EUA, disse que, se nenhuma agência concluir o estudo, isso impedirá a empresa de lançar novos produtos nos EUA.

Mercado

Crescimento nas Importações de GNL pela China em 2024

As remessas de gás natural liquefeito (GNL) para a China, maior compradora do mundo do combustível fóssil, cresceram para o patamar mais alto em três anos em 2024, mas ficaram abaixo das previsões de que bateriam um novo recorde, segundo dados oficiais neste sábado. As importações chinesas de GNL cresceram 7,7%, para 76,65 toneladas, segundo […]

Mercado

Substituição na Presidência Executiva da Telefônica

O fundo de investimentos estatal espanhol Sepi propôs substituir o presidente executivo da Telefônica, José María Álvarez-Pallete, que lidera a empresa desde 2016, disse neste sábado uma fonte com conhecimento do assunto. O candidato para substituir Álvarez-Pallete é Marc Murtra, atualmente o presidente executivo da empresa de defesa Indra, cujo maior acionista é o Sepi, […]

Mercado

Janet Yellen anuncia medidas para evitar calote nos EUA

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que o governo atingirá seu limite legal de empréstimos na próxima terça-feira e que começará a empregar “medidas extraordinárias” para evitar a violação deste nível e o risco de possível calote. Em carta enviada nesta sexta-feira a líderes do Congresso norte-americano, Yellen disse que o […]